Moura garante vacinar população com mais de 60 anos até ao início de maio

O Plano de Vacinação massiva no concelho já se encontra em curso e, nos próximos dias, toda a população com idade igual ou superior a 60 anos vai receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Decorreu no domingo uma reunião entre o presidente da autarquia, Álvaro Azedo; o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches; o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales; o Coordenador do Plano de Vacinação, Vice-almirante Gouveia e Melo; o Presidente da ARS Alentejo, José Robalo; a presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Maria da Conceição Margalha; a Delegada de Saúde do Alentejo, Leonor Murjal; e o Delegado de Saúde do Baixo Alentejo, Mário Santos.

De acordo com o município de Moura, o encontro serviu para “abordar a situação epidemiológica do concelho”, tendo o edil Álvaro Azedo reafirmado, uma vez mais, que os critérios em vigor no que toca ao cálculo da incidência prejudicam “gravemente” os concelhos de baixa densidade populacional como Moura, o que coloca “o já de si fragilizado tecido económico numa situação crítica”.

O autarca reivindicou, também, o reforço da vacinação no concelho de forma a “minimizar os sucessivos sobressaltos que a pandemia por Covid-19 provoca nas populações e que desde abril de 2020 têm assolado o concelho”, lê-se no comunicado de imprensa da câmara de Moura.

Os órgãos decisores sobre esta matéria, fruto do diálogo e das diligências realizadas ao longo da última semana, já haviam dado resposta positiva à reivindicação de Álvaro Azedo, pelo que já se encontra em marcha um plano de vacinação massiva no município, iniciado este domingo.

Nos próximos dias, e garante a autarquia, “toda a população com mais de 60 anos receberá a primeira dose da vacina contra a Covid-19”. Em Moura, 13% da população do concelho já recebeu as duas inoculações, tendo sido administrada a primeira dose a 25% da população.

O plano de vacinação em massa prevê que no início de maio toda a população local, com mais de 60 anos, tenha tomado a primeira dose da vacina, “antecipando desta forma o cenário nacional”.