Sesimbra lança concurso para concessão do Santuário do Cabo Espichel

O concurso para a concessão do Santuário do Cabo Espichel será lançado na próxima terça-feira, às 10h00, na Igreja do Santuário do Cabo Espichel. O Santuário do Cabo é um dos 49 imóveis inscritos no programa Revive.

A sessão vai contar com a participação do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do presidente de Sesimbra, Francisco Jesus, e do bispo de Setúbal, D. José Ornelas. O Santuário do Cabo é um dos 49 imóveis inscritos no Revive, programa conjunto dos Ministérios da Economia, das Finanças, da Defesa e da Cultura, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, que pretende valorizar e recuperar o património devoluto, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Nos últimos anos, segundo a autarquia de Sesimbra, “a câmara tem feito tudo o que está ao seu alcance para conseguir recuperar o conjunto edificado do Santuário do Cabo Espichel”. Em 20018, estabeleceu um acordo com o proprietário dos terrenos na envolvente, que “lhe permitiu avançar com as primeiras obras de estabilização do edificado e arranjo dos espaços exteriores, em muitos anos”. Posteriormente, foi recuperada e restaurada a Casa da Água e em paralelo, desenvolveu vários contactos “no sentido de tomar posse da Ala Norte, propriedade do Estado”, o que só viria a ser possível através da aquisição do bem imóvel por 321 mil euros à Direção-Geral do Tesouro e das Finanças.

Mais recentemente, no âmbito de uma candidatura, a autarquia requalificou o aqueduto setecentista e partes do recinto da Casa de Água, e reordenou o estacionamento. A integração do Santuário no Programa Revive é “mais um passo nesse sentido”, uma vez que permite que o Cabo Espichel entre numa plataforma abrangente, com “mais visibilidade perante os possíveis investidores nacionais e estrangeiros e que, para além disso, dá acesso a uma linha de financiamento de 150 milhões de euros para apoio ao investimento privado”, conclui a câmara de Sesimbra em comunicado de imprensa.