Durante décadas o meu concelho de Montemor-o-Novo foi dominado pelo PCP e pela sua visão atrofiante e torpe da cidade, do desenvolvimento e da economia. A igualdade raquítica, que não empodera, mas retrai e mingua, que nada mais proporciona a não ser nivelar por baixo, apenas justifica a mediocridade e promove a inércia. A pretexto de uma solidariedade comunitária, subsidiam-se as instituições na subserviência e no favor, que serão cobrados mais tarde, nas mesas de voto, no dia da contabilidade eleitoral. Um poder local que não dialoga com a iniciativa privada, que não promove as forças vivas da sociedade, que não é capaz de congregar sinergias, que não tem uma ideia disruptiva que favoreçam o concelho, apesar das suas particulares condições excecionais de localização, climatéricas, históricas, etc…Um partido totalitário que abafou a cidade e o concelho, tornando-o num espaço amorfo e apático.
Entropia. É um conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico. De acordo com a Lei da Termodinâmica, quanto maior for a desordem de um sistema, maior será a sua entropia. As entropias são espontâneas, isso quer dizer que seguem princípios da natureza, sendo irreversíveis. A entropia negativa, conceito adaptado à organização administrativa, é a definição dada a uma empresa, companhia ou sistema que se encontra em processo de restabelecimento/recuperação da desordem e falência. O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de desordem e caos. A entropia negativa também é chamada comummente de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.
Etimologicamente, o termo entropia provém do grego entropêe, que significa “em mudança”. Mudança!
Montemor-o-Novo entrou em estado de Entropia e, como na natureza, este processo é irreversível. Os montemorenses estão cansados do comunismo e da sua falta de soluções e, sobretudo, dos protagonistas! Os montemorenses querem mudança, ordem e informação! E sabem que o PS não pode proporcionar tais predicados.
Juntos para fazer a mudança é a Coligação partidária que une o CDS e PSD em Montemor-o-Novo, suportados por um conjunto de independentes que desta vez querem colocar o seu contributo ao serviço da sua terra. Gente jovem, dinâmica, com protagonismo nas várias instituições locais, reconhecidos nas suas áreas de atividade e, sobretudo, com ideias! Os primeiros a apresentar-se ao eleitorado, de forma organizada e consistente. Com ordem e informação, portanto. Um projeto estruturado, pensado e refletido.
Juntos para fazer a mudança (no sentido etimológico) e restabelecer Montemor-o-Novo…De Novo!
Sónia Ramos
Presidente da Comissão Politica Distrital do PSD de Évora
Membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo