ADREPES acolhe mais uma vez o Centro Europe Direct da AML

A estrutura localizada em Quinta do Anjo, Palmela, foi novamente selecionada para acolher o Centro Europe Direct da AML, desta vez até 2025.

O Centro Europe Direct da AML vai continuar a funcionar a partir da ADREPES, em Palmela, após a renovação do protocolo por mais cinco anos com a Representação em Portugal da Comissão Europeia.

A extensão deste acolhimento foi confirmada no fim do mês, e prova, segundo os responsáveis da ADREPES “a confiança e o trabalho desenvolvido” no que respeita ao conjunto das funções essenciais destas estruturas de proximidade da União Europeia. “Organizar atividades para envolver os cidadãos no debate sobre o estado atual e futuro da União Europeia; estabelecer relações de proximidade com diferentes entidades, empresas, sociedade civil e meios de comunicação social locais; ser facilitador junto das instituições europeias para que percecionem as sensibilidades, preocupações e opinião pública dos cidadãos na sua área geográfica de atuação”, são algumas das missões dos centros Europe Direct.

A nova missão do Centro Europe Direct da AML, que para além dos municípios da península de Setúbal, inclui ainda concelhos da margem norte, como Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca, tem um horizonte temporal de 2021 a 2025.

Recorde-se que as estruturas da Europe Direct, que conta com quinze centros de acolhimento em Portugal, são consideradas como as principais ferramentas da Comissão Europeia no contato com o público a nível local e regional.

A Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES) candidatou-se e foi aprovada pela Comissão Europeia para acolher o EUROPE DIRECT Área Metropolitana de Lisboa 2021-2025

O Centro Europe Direct, que trabalha em colaboração com a Representação da Comissão Europeia e com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, tem como principais funções “organizar atividades para envolver os cidadãos no debate sobre o estado atual e futuro da União Europeia; estabelecer relações de proximidade com diferentes entidades, empresas, sociedade civil e meios de comunicação social locais; ser facilitador junto das instituições europeias para que percecionem as sensibilidades, preocupações e opinião pública dos cidadãos na sua área geográfica de atuação”, informa a entidade em comunicado ao Semmais.

A cerimónia de inauguração ocorreu no dia 28 de maio no Espaço Fortuna, na Quinta do Anjo, freguesia onde está sediada a ADREPES, estrutura de acolhimento do Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa no período de 2021-2025. O Europe Direct, “uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional entrou em funções em toda a União Europeia no dia 1 maio” e tem já 15 centros em Portugal, incluindo as Regiões Autónomas.

O Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa 2021-2025 conta com a intervenção dos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.