Primeiros fundos de apoio para pequenas e microempresas vão para Baixo Alentejo

Foram assinados ontem, no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), os termos de aceitação das candidaturas já aprovadas no Baixo Alentejo, do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN).

As sete operações já aprovadas representam um investimento global na ordem dos 861.717,63 euros, ao qual corresponde um apoio FEDER de 347 mil euros, permitindo a manutenção de 65 postos de trabalho em empresas do Baixo Alentejo.

Os termos de aceitação assinados foram os primeiros, em todo o país, respeitantes a este programa. Assim, o território do Baixo Alentejo será o primeiro a receber financiamento para apoio direto a pequenas e microempresas.

O Programa de Apoio à Produção Nacional é um instrumento de política pública de apoio direto ao investimento empresarial produtivo e tem como objetivo estimular a produção nacional, em especial nos setores da indústria e do turismo, promovendo a redução da dependência face ao exterior, primando pela agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficiência nos resultados.

Na cerimónia de assinatura dos Termos de Aceitação das candidaturas já aprovadas no Baixo Alentejo, do PAPN, marcaram presença no Salão Nobre da CIMBAL, a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, e o presidente do conselho intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa.