Foram assinados ontem, no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), os termos de aceitação das candidaturas já aprovadas no Baixo Alentejo, do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN).
As sete operações já aprovadas representam um investimento global na ordem dos 861.717,63 euros, ao qual corresponde um apoio FEDER de 347 mil euros, permitindo a manutenção de 65 postos de trabalho em empresas do Baixo Alentejo.
Os termos de aceitação assinados foram os primeiros, em todo o país, respeitantes a este programa. Assim, o território do Baixo Alentejo será o primeiro a receber financiamento para apoio direto a pequenas e microempresas.
O Programa de Apoio à Produção Nacional é um instrumento de política pública de apoio direto ao investimento empresarial produtivo e tem como objetivo estimular a produção nacional, em especial nos setores da indústria e do turismo, promovendo a redução da dependência face ao exterior, primando pela agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficiência nos resultados.
Na cerimónia de assinatura dos Termos de Aceitação das candidaturas já aprovadas no Baixo Alentejo, do PAPN, marcaram presença no Salão Nobre da CIMBAL, a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, e o presidente do conselho intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa.