Eurocidade Elvas-Campo Maior-Badajoz promove revitalização económica transfronteiriça

A Eurocidade Elvas-Campo-Maior-Badajoz (Eurobec) está a promover a revitalização económica da região da fronteira com a realização da conferência “Mobilidade Laboral Transfronteiriça”, a ter lugar esta terça-feira em formato digital.

O enfoque do evento centra-se nos desafios e oportunidades de trabalho transfronteiriço, na fronteira Elvas-Badajoz-Campo Maior, e conta com a participação dos três presidentes de câmara daquela Eurocidade.

A conferência vai reunir especialistas dos diversos setores do contexto laboral entre fronteiras, testemunhos de empresas e de trabalhadores na primeira pessoa, e assume-se como a mais relevante iniciativa levada a cabo em contexto pandémico par auxiliar a retoma económica no eixo fronteiriço.

A sessão de abertura acontece às 10h00 e reúne os municípios de Elva, Campo Maior e Ayutamiento de Badajoz. Segue-se, meia hora depois, o colóquio “Testemunho e visão de quem contrata dos dois lados da fronteira”, conduzida por Ana Rita Lopes, da direção de recursos humanos do Grupo Nabeiro.

“Mecanismos de apoio, no contexto laboral transfronteiriço”, às 10h50, antecede a sessão “Rede EURES – Facilitação da Mobilidade Laboral na Região de Fronteira. Às 11h45, o professor Luis Fernando de la Macorra Y Cano, da Universidad de Extremadura, inicia o colóquio “Oportunidades de carreira no contexto transfronteiriço – Testemunho de um residente em Elvas, que trabalha em Badajoz”. Carlos Alberto Fernandes Sampaio é o responsável por conduzir a sessão sobre “Fiscalidade”.

A promoção da sessão é efetuada pela autarquia de Elvas e conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), sendo realizada no âmbito do projeto EUROBEC. O objetivo consiste em “consolidar o processo de criação da Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo-Maior, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2015.