Este serviço, que visa reforçar o projeto “Setúbal Composto Tem + Valor”, e que tem vindo a ser trabalhado pela autarquia desde janeiro, já está a funcionar em todas as freguesias do concelho.
Na freguesia de Azeitão, onde a recolha dos resíduos orgânicos é feita porta a porta os resíduos verdes devem ser colocados, segundo indicações do município em comunicado enviado ao Semmais, “diretamente no contentor de orgânicos” ou “colocar os verdes em até três sacos com capacidade de 100 litros e deixá-los junto do contentor de resíduos orgânicos, instalados na via pública, nos dias e horas de recolha”.
Se se tratarem de “grandes quantidades de resíduos, os munícipes devem entregá-los, gratuitamente, no Centro de Recolha de Resíduos do Choilo, em Brejos de Azeitão, ou solicitar a recolha junto da Junta de Freguesia de Azeitão”.
Já na União das Freguesias de Setúbal e das freguesias de São Sebastião, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, “a autarquia recolhe, gratuitamente, mediante solicitação, os resíduos verdes que apresentem quantidades até 1 metro cúbico”.
Este projeto “antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem na origem ou na recolha seletiva deste tipo de lixo”, informa a autarquia.
São considerados resíduos verdes relva, troncos, ramos, aparas e folhagem. Para aderir a este serviço. Os interessados podem aderir a este serviço através de contacto com a Câmara Municipal de Setúbal pela Linha do Ambiente 265 220 230.