Para que servem as próximas Autárquicas?

Antes de mais, servem para escolhermos quem nos vai governar localmente nos próximos 4 anos.

Não é uma decisão de somenos. As pessoas parece não saberem, mas o governo descentraliza cada vez mais competências para as autarquias, que decidem em áreas como a educação, saúde, saneamento básico, protecção civil, urbanismo, ambiente.

São também as autarquias que decidem sobre as famosas rotundas, ciclovias, urbanizações, licenças para esplanadas, festas e as famosas manifestações.

Não, nada na lei autoriza as câmaras a delatarem para regimes totalitários os nomes dos manifestantes, mas para algumas autarquias de esquerda, com tiques de autoritarismo, a lei é uma miragem.

Curiosamente, ou talvez não, uma outra autarquia, da mesma cor política, de tons rosa, teve, na mesma semana, também os seus tiques de autoritarismo, ao chamar a PSP quando o vereador do PSD estava a filmar a SUA própria intervenção, já que esse mesmo executivo não aprovava a divulgação da sessão.

Aliás, quando fui vereador no Seixal, sempre me bati pela divulgação online, no sentido de aproximar as decisões dos eleitos, dos seus eleitores, de podermos informar as nossas decisões, o sentido das mesmas e de procurar uma maior participação cívica. Claro que a cor dominante nesse concelho, ainda é o PCP, ou seja, um tom ainda um pouco mais aguerrido do que o rosa.

Desta vez, retomo a minha participação autárquica. Desta feita em Sines, onde serei candidato a Presidente da Assembleia Municipal, numa coligação de uma verdadeira e autêntica direita, entre o PSD e o CDS-PP, acompanhando a candidatura do meu grande amigo Nuno da Câmara Pereira.

Antes de mais impõe-se dizer que o Nuno da Câmara Pereira é independente e não Monárquico. De facto, ele já liderou esse partido, mas foi há muitos anos e quem está à frente desse partido é um outro Camara Pereira (o Gonçalo).

Depois, impõe-se dizer que o Nuno da Camara Pereira, não é apenas um fadista de excelência. É um homem realizado profissionalmente, formado em engenharia do ambiente, com experiência no associativismo, gerindo há muitos anos uma IPSS, Exerceu funções profissionais na área agrícola[] e pecuária no Ministério de Agricultura e em empresas privadas que fundou e foi Director da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Azambuja e foi também  ex-deputado na Assembleia da Republica e ex-candidato ao Parlamento Europeu.

Por fim, é um político com ideias muito positivas e concretas para Sines e vai fazer-se acompanhar de uma equipa muito competente e com ideias fantásticas no sentido de dar a Sines a visibilidade que a mesma merece.

Fiquem atentos porque vamos apresentar projectos interessantes entre os quais, um deles que promete trazer Sines para as primeiras páginas dos jornais, provando que com os timoneiros certos, uma autarquia serve também para que os seus cidadãos se orgulhem da sua terra.

E sim, em Sines, connosco, vamos todos manifestar-nos com orgulho e vamos querer que o próximo Presidente da Câmara envie o nosso nome para o mundo, porque o que vamos querer é dizer o orgulho que temos em sermos portugueses, a viver num País democrático, lindo de morrer e que só precisa de ter as pessoas certas a governarem-nos.

UM CAFÉ E DOIS DEDOS DE CONVERSA
Paulo Edson Cunha
Advogado