Três escolas e seis alunos do distrito de Setúbal conquistaram prémios no Concurso Escolas, realizado no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, criador do Grupo CUF e um dos maiores industriais portugueses.
Os prémios Concurso Escolas, sobre a figura e a obra de Alfredo da Silva, foram entregues pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de encerramento, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.
A aluna Inês Monção de Brito, da Escola Secundária da Amora, ganhou o prémio na categoria de trabalhos escritos. Os alunos da Escola Básica 2 3 da Quinta da Lomba, Maria Leonor Duarte, Inês Reis, Rodrigo Moreno e Mariana Mariz, foram distinguidos na categoria de desenho, pintura e escultura, tal como Gaspar Machado, da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva.
Os vencedores do Concurso Escolas, aberto a estabelecimentos de ensino todo o país e que registou a participação de centenas de jovens, terão direito a bolsas de estudos e oferta de uma viagem à fábrica da Bondalti em Torrelavega (Cantábria – Espanha), acompanhados por um professor.
Os melhores trabalhos destacaram 33 alunos de 20 escolas do 3º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional, sobre a personalidade de Alfredo da Silva, o seu tempo, as suas iniciativas e empreendimentos e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social do País.
As escolas dos alunos classificados em 1.º lugar vão receber um donativo da Fundação para um projeto que cada uma das instituições apresentou.