Vinha de Sampaio tem uma plantação com três mil videiras das espécies mais emblemáticas do concelho.
O Dia Nacional do Vinho foi assinalado, domingo, em Sesimbra com a inauguração da Vinha de Sampaio, uma plantação que reúne 3 mil videiras das espécies mais emblemáticas do município, nomeadamente Moscatel Graúdo, Fernão Pires, Castelão, Arinto e a única e muito apreciada Santa Isabel, uva apenas conhecida no concelho e cujo cultivo está quase extinto.
Segundo a autarquia, a casta foi registada pela câmara em novembro de 2020, com a marca Uva Santa Isabel Sesimbra – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra.
Já a nova vinha, diz a edilidade em comunicado, “situa-se no Parque da Ruralidade de Sampaio, que junta no mesmo espaço as Hortas de Sampaio, a funcionar desde 2018, e um olival propriedade do município”.
“Este conceito de Parque da Ruralidade dá continuidade ao trabalho que a autarquia tem desenvolvido na promoção dos produtos locais e no incentivo ao surgimento de novas ideias de negócio em torno da agricultura, do qual são exemplo as dezenas de formações anuais neste campo, o registo e divulgação de produtos tradicionais como a Maçã Camoesa, a Uva de Santa Isabel, o Pão Caseiro Cozido em Forno a Lenha ou a Farinha Torrada, ou a promoção da venda de produtos regionais na Moagem de Sampaio, aos fins de semana, e em eventos como a Quinta na Moagem, ZimbraMel ou Mostra da Maçã Camoesa, Pão Caseiro e Doçaria”, lê-se na mesma nota.
O novo espaço de cultivo vínico implicou a preparação do terreno e a limpeza da ribeira que passa junto ao local, com a “plantação de espécies autóctones, o que contribuirá para valorizar a biodiversidade do local, e a recuperação uma pequena casa de apoio”.
Para além da preservação e estudo das espécies, a vinha vai estar aberta a visitas guiadas e ações de formação e divulgação, onde serão dadas a conhecer todas as curiosidades sobre a vinha e a sua ligação ao concelho.