Sustentabilidade nas pescas

A atual secretária de Estado das Pescas tem uma visão muito objetiva sobre o que o setor necessita para alavancar uma atividade que nem sempre faz parte dos cadernos de encargo da política no nosso país.

A nossa região em concreto é uma importante bolsa deste setor, que gera muitos milhões de euros, dá emprego substantivo e faz parte da sua identidade.

Percebe-se ainda que sabe do que fala e entende a linguagem dos homens do mar, aqueles que, afinal de contas, são os obreiros dessa faina de risco, desgastante e nem sempre muito valorizada.

Tem havido também fortes investimentos nas nossas Docapesca e na melhoria das condições de trabalho dos pescadores, o que é de louvar. Falta resolver alguns problemas, nomeadamente a atração de jovens ao setor – que está a envelhecer a olhos vistos – e a renovação de uma frota que apesar das melhorias precisa de ser modernizada em função das exigências tecnológicas e de segurança dos novos tempos.

É um esforço que passa pela valorização das vendas em favor da primeira linha desta fileira económica, os pescadores, quando, como se sabe, o conjunto de intermediários arrecadam as maiores valias, desde a pesca ao prato do consumidor final.

Havendo este empenho e o conhecimento profundo do caminho a seguir é importante um ‘toca-a-reunir’ para que o setor se galvanize, se modernize e ultrapasse as dificuldades que ainda o mantém sufocado.

E este é um trabalho que não pode deixar ninguém de fora, incluindo os próprios armadores e suas tripulações, que também têm que perceber as novas dinâmicas e estarem abertos à mudança de paradigma. Já o fazem, aliás, ao aceitarem como vital as paragens biológicas, responsáveis pela sustentabilidade presente e futura das espécies e da manutenção da pesca como atividade económica primordial.

A digitalização é, em outra escala, outra dessas novidades que começa a fazer parte do dia-a-dia do setor, e já sem retorno. Pelo que a formação é indispensável

A sustentabilidade da pesca tem futuro, diz Teresa Coelho. Portanto, o caminho é em frente e em conjunto.

Raul Tavares
Diretor