A Câmara de Elvas vai inaugurar uma nova escola básica, num investimento que ronda os oito milhões de euros e que vai servir uma comunidade escolar com um máximo de 625 alunos.
De acordo com o município, a Escola Básica 2,3 de Santa Luzia é inaugurada esta quarta-feira, pelas 11h00.
“Nós tínhamos uma escola com 50 anos que não tinha qualquer tipo de condições, já tinha algumas partes interditas e os alunos não tinham acesso a ela porque era perigoso. Por outro lado, não tinha climatização, era construção que ainda tinha lusalite na cobertura”, recordou o presidente da câmara de Elvas, Nuno Mocinha, em declarações à Lusa.
O autarca explicou que a obra está “concluída” dentro dos prazos estipulados, entrando em pleno funcionamento já no próximo ano letivo.
“Nós quisemos adiantar um bocadinho (a obra) e juntar aqui duas fases numa e aquilo que fizemos para facilitar isso foi alugar uns contentores para que fosse possível realizar esse desidrato e conseguimos. Estamos no início de julho, a escola era para estar terminada em setembro e neste momento ela vai ser inaugurada e tem todas as valências em funcionamento”, acrescentou.
O principal bloco da nova escola é constituído por dois pisos, 29 salas, quatro laboratórios, salas de professores e serviços administrativos e o recinto exterior é composto por um pavilhão desportivo, um campo de jogos descoberto e a entrada com trajetos com telheiros.
“Conseguimos cumprir todos os objetivos que estavam delineados para esta escola e conseguimos mais, pois tínhamos uma expectativa de financiamento que foi superada”, sublinhou.
De acordo com o autarca, a escola foi “completamente financiada” por fundos comunitários e pelo Ministério da Educação, cabendo ao município de Elvas as obras de acesso ao estabelecimento de ensino. “Nós vamos acabar este empreendimento com uma taxa de cofinanciamento superior a 95%, só de fundos comunitários, cabendo o resto ao Ministério da Educação”, explicou.