Objetivo passa por promover a dinamização cultural do território, no âmbito do financiamento para produção de cultura, promoção de atividades, beneficiação de instalações, aquisição de equipamento e formação.
O executivo municipal de Odemira aprovou a atribuição do valor total de 132 mil euros às associações e coletividades do concelho que apresentaram candidaturas ao Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas.
O objetivo passa por “promover a dinamização cultural do território, no âmbito do financiamento para produção de cultura, promoção de atividades, beneficiação de instalações, aquisição de equipamento e formação”, afirma a autarquia em comunicado enviado ao Semmais Digital.
“O setor cultural tem sido um dos mais afetados pela pandemia Covid-19 também no concelho de Odemira, com a suspensão e adiamento de eventos, festas e ações. A pandemia obrigou os agentes culturais a redefinir os modelos de conceção, produção e oferta cultural. O município entendeu manter o apoio à cultura local, além de contratações de espetáculos e de animação cultural no âmbito do programa Cultura Com Todos e Animar o Verão”, lê-se na mesma nota.
Face às candidaturas apresentadas, a autarquia atribuiu 50.000,00 euros para atividades de produção de cultura, 45.380,64 euros para a promoção de atividades culturais e recreativas, 11.050,00 euros para aquisição de equipamento, 25.000,00 euros para a beneficiação de instalações e 1000,00 euros para formação, no total de 132.431,60 euros.
O Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas insere-se no âmbito do trabalho desenvolvido pela autarquia junto das Associações Culturais e Recreativas do concelho com vista à promoção de atividades de índole cultural e recreativa e à dinamização do território.
O município “entendeu manter o apoio à cultura local, além de contratações de espetáculos e de animação cultural no âmbito dos programas ‘Cultura Com Todos’ e ‘Animar o Verão’, este último com uma dotação orçamental de 65 mil euros a executar pelas freguesias do concelho, ao abrigo de protocolo de colaboração a estabelecer com todas as freguesias e que foi aprovado pela câmara e Assembleia Municipal.