Setúbal mostra em livro economia do concelho e baía aberta ao mundo

A importância económica das empresas e da baía de Setúbal na economia e na internacionalização do concelho, é tema de um livro da câmara municipal que é apresentado quinta-feira na autarquia sadina.

“O livro `Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho´, faz uma caracterização do município e uma análise detalhada ao tecido empresarial, ao emprego e à mão de obra, àquilo que caracteriza a economia no concelho”, disse à agência Lusa Nuno Marques, adjunto da vereação da câmara de Setúbal para as Atividades Económicas.

“Comparando os dados que analisámos relativos aos últimos anos, pode dizer-se que há um crescimento muito interessante no tecido empresarial do concelho de Setúbal, seja no número de empresas, seja no crescimento do emprego, nomeadamente de emprego qualificado, seja no volume de faturação das empresas de Setúbal”, acrescentou.

O livro recorda também a importância histórica daquela que é reconhecida como uma das mais belas baías do mundo, sendo exemplo disso a fixação dos fenícios, dos romanos e de outros povos, que, ao longo dos séculos, foram atraídos pelas riquezas naturais de Setúbal.

Segundo Nuno Marques, a baía de Setúbal, que é simultaneamente um porto de abrigo de excelência e uma zona privilegiada para a importação e exportação de mercadorias, não só foi um fator de desenvolvimento da região no passado, ao longo de 27 séculos, como continua a ter um papel fundamental na atração e fixação de grandes empresas, como a Navigator, que representa 1% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, a Lisnave e a Secil, entre muitas outras que contribuem para o crescimento e desenvolvimento económico da região.

O livro `Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho´, destaca ainda o impacto das empresas da região na sociedade, bem como a forma como têm acompanhado e participado na estratégia de internacionalização do concelho.

“A estratégia de internacionalização de muitas empresas tem acompanhado a internacionalização da cidade e do concelho noutros domínios, designadamente no turismo, cultura, educação e nas questões da sustentabilidade”, disse Nuno Marques.

A apresentação do livro “Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho”, está marcada para as 19:00 de quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços da câmara.