Bivalmar ocupa o segundo lugar no ranking 2019

Cooperativa de Setúbal, especializada em capturar e comercializar bivalves, está no segundo lugar do ranking de 2019 das maiores cooperativas portuguesas com atividade no setor das pescas.

A Bivalmar – Organização de Produtores, com sede no edifício da lota, subiu, segundo o município sadino, “um posto face a 2018 no ranking das cem maiores cooperativas com atividade no ramo das pescas”.

Citada numa nota de imprensa da autarquia, a Bivalmar justifica o aumento do volume de negócios à “implementação e contínuo aperfeiçoamento de boas práticas de gestão”.

Criada em 2007, a organização tem atualmente 21 navios e 150 pescadores licenciados para a pesca de bivalves, e segundo a autarquia, pelas boas práticas da cooperativa passam o assumir a gestão quotidiana “das regras de comercialização, cumprir com rigor os contingentes de apanha de modo a manter a sustentabilidade dos recursos e manter os níveis de oferta iguais aos da procura, de forma a garantir a estabilidade dos preços”.

Ameijola, amêijoa branca, conquilha, navalha e bomboca, são exemplos de alguns dos bivalves que os pescadores da Bivalmar têm licença para apanhar, nas águas oceânicas de oeste a sul de Portugal.