Objetivo é substituir o equipamento do Serviço de Radioterapia que já tem mais de uma década.
No âmbito da aposta na modernização e inovação tecnológica, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) lançou um concurso público internacional para substituição do segundo acelerador linear existente no Serviço de Radioterapia há mais de 10 anos. Segundo a unidade hospitalar, a aquisição insere-se no Programa de Substituição de Equipamentos Médicos Pesados e Modernização e Inovação Tecnológica nos Estabelecimentos Hospitalares do SNS, previsto no artigo 274º da Lei do Orçamento de Estado para o ano 2021.
Com um investimento superior a 2,1 milhões de euros, o novo equipamento substituirá o acelerador linear instalado em 2010 no Serviço de Radioterapia, permitindo evoluir na qualidade e precisão dos tratamentos realizados aos utentes seguidos no CHBM.
Ao abrigo do Programa Operacional Lisboa2020, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo já substituiu o primeiro acelerador linear existente no Serviço de Radioterapia, encontrando-se neste momento a aguardar a licença de utilização a atribuir pela Agência Portuguesa do Ambiente, necessária para iniciar atividade, recorda o CHBM em comunicado de imprensa.