O investimento total da AML nos autocarros que vão circular nos nove concelhos do distrito por si abrangidos é de 63,4 milhões de euros.
Os nove concelhos do distrito de Setúbal integrados na Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão ter, até final do ano ou, em alguns casos, durante o primeiro semestre de 2022, 64 novas carreiras de transportes rodoviários. Ao todo serão investidos na nossa região 63,4 milhões de euros.
A operarem sob o nome Carris Metropolitana, os autocarros que vão percorrer a margem Sul do Tejo estarão divididos em dois lotes (há dois outros tantos que incluem os transportes para os concelhos da margem Norte).
No denominado Lote 3 incluem-se os municípios de Almada, Seixal, Sesimbra e ainda os transportes intermunicipais que farão as ligações ao Barreiro, a Lisboa e ao exterior da AML. Nesta área, conforme apurou o Semmais, a aposta financeira é de 37 milhões de euros. De acordo com os estudos efetuados pelos peritos da Carris Metropolitana, os autocarros que irão circular nestes concelhos têm uma média de idades de 11 meses. Esta zona passa a ser servida por 116 linhas, das quais 43 são novas e 56 sofreram alterações de modo a que se venha a obter uma otimização do serviço e uma melhoria da satisfação dos utentes. A melhoria estimada da qualidade do serviço prestado é de 47 por cento.
Como revelou publicamente a presidente da câmara de Almada, Inês de Medeiros, este concelho será, dentro do Lote 3, aquele que terá maior número de novas carreiras (34). Destas, 22 farão serviço no interior do município (a Charneca da Caparica vai beneficiar de nove novos percursos), enquanto as restantes 12 são para assegurar as ligações a Lisboa, Seixal e Sesimbra.
Lote 4 contempla a circulação total de 111 carreiras
O Lote 4, que inclui os concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, para além dos transportes intermunicipais com ligação Barreiro e Lisboa assim como os que vão servir áreas fora do perímetro da AML, sofre um investimento na ordem dos 26,4 milhões de euros. Nestes circuitos, de acordo com os especialistas, todos os autocarros que irão circular serão novos. Este lote terá um total de 111 carreiras, sendo que 21 são totalmente novas e 75 viram aprovadas algumas alterações. Prevê-se uma melhoria na área de 68 pontos percentuais.
O investimento total da AML nos meios de transporte (está previsto, para além dos transportes rodoviários, a gestão das transportadoras fluviais Soflusa e Transtejo, assim como do Metropolitano de Lisboa) é de 1,2 mil milhões de euros. A empresa admite, conforme já foi anunciado pelo ministro dos Transportes, vir a subsidiar o crescimento das redes de metropolitano de Lisboa, para além da sua expansão para concelhos vizinhos. Também o aumento da rede do metropolitano de superfície é uma realidade contemplada no orçamento.
Quanto ao crescimento do número de autocarros nos quatro lotes que compõem a área de circulação da AML, o mesmo está calculado em 40 por cento. Os transportes da AML abrangem uma população estimada de 2,7 milhões de pessoas.