A nova biblioteca tem por objetivo reforçar as condições de ensino da Escola Básica do Montalvão.
A inauguração da biblioteca teve lugar quarta-feira, após uma intervenção promovida pelo município de Setúbal, que implicou um investimento no valor de 200 mil euros e que visou substituir o antigo espaço.
No evento esteve presente a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira onde afirmou tratar-se de “um dia muito importante e muito simbólico para mim. Cumpriu-se mais um desígnio na área da educação, que é o de equipar todas as escolas do concelho com uma biblioteca”.
A nova biblioteca está instalada num monobloco, com climatização assegurada por ar condicionado, e possui portas de ligação direta ao edifício escolar por rampas que permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, protegidas por telheiros.
Com esta intervenção, que garantiu igualmente a requalificação de uma área do espaço de recreio, sem desvirtuar o pomar de laranjeiras característico deste estabelecimento escolar, “todas as escolas básicas do concelho passam a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares”, sublinha o vereador da Educação, Ricardo Oliveira, também presente nesta inauguração.
“Passarmos de uma arrecadação onde a biblioteca funcionava numa espécie de vão de escadas para um espaço condigno é um motivo de grande orgulho”, destacou a diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira.
Além de garantir todas as condições de conforto, o equipamento, apetrechado com novo mobiliário, permite o desenvolvimento de diversas atividades lúdico-pedagógicas, de forma a cumprir o “papel fundamental que as bibliotecas desempenham na dinâmica educativa das escolas”, frisou Ricardo Oliveira.
A construção da nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras enquadra-se na estratégia de qualificação contínua do parque escolar desenvolvida pelo município de Setúbal, com o objetivo de assegurar melhores condições de ensino.