Sunday, February 25, 2024
Home Local Local // S+ ALENTEJO Câmara de Aljustrel reativa linha de emergência social

Câmara de Aljustrel reativa linha de emergência social

Autarquia reativou a sua linha de emergência social para a Covid-19, para apoiar os cidadãos em “isolamento profilático obrigatório” e sem “rede de suporte familiar ou de proximidade”.

A linha pode ser ativada através do contacto telefónico 932 200 201 e pretende ser “um apoio efetivo” aos cidadãos “que se encontrem impedidos de sair de casa” devido à pandemia, explicou hoje à agência Lusa a vereadora Paula Lampreia.De acordo com a responsável pelo pelouro da ação social no município alentejano, após o contacto dos cidadãos, a câmara vai encarregar-se de “fazer compras no comércio local ou ir à farmácia” adquirir os medicamentos necessários.Este apoio destina-se “às pessoas que têm maiores dificuldades de locomoção, que têm doenças crónicas ou autoimunes e que não têm suporte familiar”, acrescentou.

A reativação da linha de emergência social para a covid-19, anunciada hoje pela autarquia, surge numa altura em que se registam 52 casos ativos de covid-19 no concelho de Aljustrel, segundo os dados atualizados da situação epidemiológica divulgados pela câmara municipal.

“Através da nossa Unidade Móvel (de Saúde), que está realizar os testes (à Covid-19), começámos a perceber que o número de casos positivos estava a aumentar e, por isso mesmo, resolvemos antecipar-nos”, para que, em caso de necessidade, “tivéssemos esta resposta”, revelou Paula Lampreia.

A vereadora adiantou que a linha vai estar a funcionar por tempo indeterminado.

“Enquanto sentirmos que (a linha) é necessária e que podemos ser úteis a enfrentar esta pandemia e ajudar a minimizar todos os impactos que ela possa ter na vida das pessoas, vamos estar disponíveis”, concluiu.