Redução de custos, uso da energia renovável através dos painéis solares ou poupança no consumo da água são algumas das práticas a ser implementadas.
Face ao crescimento da área relacionada com a sustentabilidade, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) resolveu criar um Gabinete de Sustentabilidade e Projetos, que irá “não somente ocupar-se da sustentabilidade ambiental, como também ficará encarregue de todos os projetos que possam surgir”. A gestão ficará a cargo de Rita Ferro, engenheira alimentar, que nos últimos sete anos desempenhou funções no departamento técnico da adega.
Redução de custos, uso da energia renovável através dos painéis solares, poupança no consumo da água, embalagens mais ecológicas ou redução de plásticos são algumas das medidas que, segundo a ACVCA, tem vindo a ser implementadas ao longo dos últimos anos.
Para Rita Ferro, “este foi um passo decisivo para nos últimos anos temos realizado diversas alterações à nossa estrutura, de forma a tornarmo-nos cada vez mais sustentáveis. Todas as ações tiveram como foco aumentar a qualidade de vida empresarial dos colaboradores, garantindo aos nossos consumidores que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para cuidar dos ecossistemas e das pessoas de hoje e de amanhã”. “É importante que as empresas sejam um exemplo da aposta numa economia circular, promovendo simultaneamente um aumento da consciência ambiental individual”, reforça a mesma responsável, acrescentando que a ambição passa por “atingir, o mais brevemente possível, a certificação no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”.
De acordo com a Porto Editora, em 2019, a “sustentabilidade” foi uma das 10 palavras mais usadas do ano. Depois veio o Covid-19 e as preocupações passaram a ser outras.