No Seixal Respiramos Cultura

A autarquia do Seixal é, desde sempre, reconhecida a nível nacional pela aposta que faz na cultura para todos. Dos vários projetos culturais que promovemos, saliento a título de exemplo o festival de jazz mais antigo do país, o SeixalJazz, que ano após ano continua a trazer grandes nomes aos palcos do nosso município.

Além de continuarmos a fazer aquilo que já todos conhecem e reconhecem existe sempre a vontade de progredir e inovar. E, para nós, é claro que nenhum novo projeto pode ser pensado sem envolver o movimento associativo cultural, as estruturas locais e os próprios munícipes, que são parte ativa dos espaços culturais e da programação, da vivência e do conhecimento do património, construindo-se de uma forma participada o que é a cultura. Neste sentido, surge o projeto “Seixal Cultural”, tendo por base uma abordagem à cultura que deve ser pautada pela criação de relações de proximidade marcadas pela continuidade e regularidade das atividades desenvolvidas e na valorização dos agentes culturais locais.

Foi com este objetivo que apresentámos a ideia na reunião do Conselho Municipal de Cultura que mereceu desde logo uma resposta positiva e uma grande adesão por parte dos seus membros, que são associações e personalidades de reconhecido mérito e competência na esfera da divulgação e intervenção cultural na área do Município. Foi assim constituída uma Comissão Organizadora, com 10 associações que ficaram encarregadas de operacionalizar todo o projeto e que desde logo reuniu com todas as associações do movimento associativo cultural e agentes culturais, sediados em todas as freguesias do Concelho, com as associações de migrantes e com as associações de pessoas com deficiência, na perspetiva de um trabalho de parceria e inclusão.

O “Seixal Cultural” pretende ser um contributo essencial no fortalecimento de uma noção de identidade concelhia, com a celebração da história e tradições locais, vivas em grande parte devido ao trabalho do Movimento Associativo (cultural, desportivo e juvenil), dos agentes culturais locais, das instituições de ensino e das universidades seniores, valorizando igualmente a necessidade de dar visibilidade a expressões e linguagens artísticas contemporâneas, motivando à participação ativa da população num vasto leque de atividades e espetáculos culturais.

Este projeto quer, sobretudo, potenciar uma programação partilhada e um trabalho de rede entre coletividades, permitindo desta maneira dar visibilidade ao trabalho realizado, criando-se assim uma programação municipal conjunta com a diversidade existente no nosso território.  O envolvimento ativo do movimento associativo no “Seixal Cultural”, nomeadamente na composição da comissão organizadora deste projeto, pretende criar uma dinâmica regular nestas estruturas, potenciando não só os seus espaços como também contribuir na sua revitalização, motivando o conhecimento e o interesse da atividade desenvolvida junto das comunidades do Concelho.

Até ao momento temos mais de 75 propostas de atividades, nas mais variadas áreas e linguagens artísticas, como aulas abertas, workshops, exposições e espetáculos, a realizar essencialmente nos espaços do movimento associativo e no espaço público. Durante os primeiros 3 fins de semana de maio de 2022, a população do concelho irá poder conhecer e participar num conjunto de atividades que irão do teatro, ao cante alentejano, passando pelas expressões de cultura urbana às artes visuais, à dança, aos ranchos folclóricos, à música das bandas filarmónicas, dos grupos corais e de cantares e das orquestras, entre tantas outras.

Quero, por fim, deixar uma nota de agradecimento a todas as associações e movimentos que se envolvem e trabalham diariamente de alma e coração na luta por uma cultura, participativa e para todos no nosso Concelho.

Paulo Silva

Vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal