Março Jovem

No Seixal, Março é o mês dedicado à juventude, com a realização do Março Jovem. Este ano, o Março Jovem arrancou no dia 5 de março com um concerto da banda Seixalense Sogranora, que encheu o auditório do Fórum Cultural do Seixal e terminou ontem, dia 7 de abril, com a final do Canta!, concurso de jovens talentos do concelho. Na organização estiveram envolvidas todas as Associações Juvenis e de Estudantes do concelho do Seixal.

A programação foi, mais uma vez, muito diversificada, com muita música, dança, workshops, jogos de computador e de estratégia, slackline e BMX.

O ponto alto foi o concerto comemorativo do Dia do Estudante e Dia da Juventude, com entrada livre, que se realizou na Quinta da Atalaia, com a participação dos Wet Bad Gang, Malabá e duas bandas do concelho do Seixal, tendo participado no mesmo mais de 3.500 jovens.

O Março Jovem foi a todas as escolas secundárias do concelho, realizando mais de 80 atividades de teatro, música, cinema, jogos, desporto e workshops sobre os mais diversos temas, desde como fazer um currículo até pensar o futuro do concelho com os jovens em aulas de cidadania, passando pela escrita criativa e o voluntariado. Estas atividades nas escolas secundárias envolveram mais de 1.900 jovens. Houve ainda atividades de dança, BMX, Slackline, jogos de estratégia, em que estiveram envolvidos mais de 600 jovens.

Quero aqui ainda destacar a sessão do Parlamento dos Jovens, que decorreu no dia 22 de Março, no auditório da Câmara Municipal do Seixal, em que estive presente e onde estiveram também mais de 60 alunos do Ensino Secundário, 45 dos quais estavam no papel de jovens deputados, para debater o tema “Fake news – o impacto da desinformação na democracia”.

No somatório de todas estas atividades, participaram no Março Jovem mais de seis mil jovens do concelho. A juventude é uma área de enorme importância para a autarquia e por isso trabalhamos com os jovens para a concretização de políticas de juventude, pelo que o trabalho para a juventude não se esgota no Março Jovem.

No ano de 2021, à semelhança dos anos anteriores, a autarquia comparticipou obras diversas nas associações juvenis, o funcionamento das Férias Jovens que decorrem anualmente de junho a setembro, e ainda o apoio da iniciativa Seixal Férias – Ajuda a Vacinar, apoios num valor superior a 60.000 euros.

Temos espaços onde os jovens podem reunir-se e desenvolver as suas atividades, como são o CAMAJ (Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil) no Seixal e a Oficina da Juventude de Miratejo. Estamos a construir, no Centro Cultural de Amora, mais um Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil.

Todo este trabalho é feito em estreita ligação com o movimento associativo juvenil e por isso mantemos uma relação próxima e de cooperação com todas as associações juvenis do Concelho, com as quais promovemos reuniões periódicas em que todas participam em igualdade, sejam formais ou não formais. Trata-se de uma forma de relacionamento desenvolvida há mais de duas décadas, na qual o Movimento Associativo Juvenil se revê, por permitir a sua participação, a troca de ideias, o reconhecimento dos projetos desenvolvidos pelas suas congéneres e os apoios da Câmara Municipal aos mesmos, bem como a discussão de temas relacionados com o trabalho com e para a juventude.

No Seixal apoiamos a juventude, não só em Março como durante todo o ano. Continuaremos por isso, lado a lado, a trabalhar para apoiar os jovens e as suas famílias.

Paulo Silva

Vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal