Site icon S+

Costa anuncia em Almada milhões do PRR para IPSS da região

O primeiro ministro anuncia esta sexta-feira dez contratos com IPSS do distrito no âmbito do PRR, cujo apoio público ascende a quase nove milhões de euros.

Os primeiros dez contratos de comparticipação financeira do Plano de Recuperação e Resiliência com instituições de solidariedade social do distrito são hoje anunciados por António Costa, no Fórum Romeu Correia, em Almada.

O primeiro ministro vai divulgar um apoio público de 8,7 milhões de euros, num investimento total estimado em 13,9 milhões de euros, abrangendo projetos nas áreas da infância, pessoas com deficiência e pessoas idosas, com intervenções em creches, centro de atividades e capacitação para a inclusão, e estruturas residenciais, centro de dia e serviços de apoio domiciliário, respetivamente.

Estes primeiros dez contratos abrangem os concelhos de Almada, Barreiro, Montijo, Palmela e Seixal, e inserem-se nos Programas de Requalificação e Alargamento das Respostas Sociais, no âmbito da Rede Social e Solidária que o Governo está a estender a todo o país.

Segundo apurou o Semmais, no quadro destes dez projetos já contratualizados serão intervencionados 454 lugares nas instituições financiadas ao abrigo do PRR para estes concelhos da península de Setúbal.

Na mesma ocasião, António Costa fará o anúncio dos apoios do PRR para estas áreas no distrito de Lisboa.

 

Mais milhões para terceira geração do PARES

Entretanto, a ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que acompanhará o primeiro ministro, apresentará outros oito contratos de comparticipação financeira com entidades da economia social, no âmbito da 3.ª geração do Programa PARES, num apoio público que ascenderá a 9,6 milhões de euros, com investimento total de 17,2 milhões de euros.

Neste caso, estas intervenções abrangem, nomeadamente, os concelhos de Almada, Barreiro, Montijo, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Em causa estão projetos que vão intervencionar mais 510 lugares, nas mesmas áreas, infância, pessoas com deficiência e pessoas idosas.