Regressam as Festas de Santa Maria em Messejana

Certame conta com uma programação religiosa, em honra da Nossa Senhora da Assunção, mas também com muita animação, música e touros

Arrancam neste final de tarde, prolongando-se até ao próximo dia 15, as tradicionais Festas de Santa Maria, em Messejana, no município de Aljustrel. Este é um regresso do certame na sua plenitude, depois de dois anos marcados pela pandemia, e o programa, esse, será variado e voltará a preencher a Praça 1.º de Julho e outros locais de interesse da freguesia.

O arranque da festa acontecerá a partir das 18h00, na Praça 1.º de Julho, com a abertura do espaço de artesanato e das tasquinhas, seguindo-se uma arruada com o grupo “Viva a Folia”, às 21h00 e um espetáculo circense, pelas 21h30. Acontecerá ainda um baile com João do Carmo, marcado para as 22h00 horas.

No sábado, segundo dia das festividades, entre outras iniciativas, destaque para uma caminhada, para um passeio de ciclomotores, para atividades lúdico-educativas (Espaço Buinho Educativo), para um workshop de culinária, para a abertura do espaço infantil. O grande cabeça de cartaz é o artista Belito Campos, que sobe ao palco pelas 23h30.

No domingo, dia 14, acontecem diversos momentos religiosos, que contemplam um cortejo automóvel com a Imagem de Nossa Senhora de Assunção, pelas 18h00. Destaque, neste dia, para a atuação da Marcha Baeta, pelas 22h00, e para os diversos acontecimentos musicais, que contemplam as atuações de “Ritmos do Sul”, pelas 18h30, “De Moda em Moda”, às 20h30 e Rui Soares e Lau, pelas 22h30.

Na segunda-feira, dia 15, entre outras iniciativas, às 17h00 horas, realiza-se a solene eucaristia com canto litúrgico pela banda SMIRA e a procissão em Honra de Nossa Senhora da Assunção, pelas 18h00. Nesse dia, a imagem de Nossa Senhora segue para a Praça de Touros, pelas 21h30, onde nessa noite se realizará uma corrida de touros à portuguesa. Vão a praça os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura Jr e António Telles filho para lidar um curro de touros da Ganadaria Vale Sorraia. As pegas estão a cargo dos forcados amadores de de Moura, Cascais e Beja.