Certame promove ainda diversos produtos regionais, várias opções gastronómicas, vinhos, workshops, palestras, doçaria e artesanato.
Até ao próximo domingo decorre em Setúbal a primeira edição da Festa do Mar, levando ao Largo José Afonso vários produtos da região, em especial as propostas gastronómicas ali presentes, com destaque para as ostras.
A iniciativa arrancou, no dia de ontem, de forma solene com Carla Guerreiro, vice-presidente da câmara de Setúbal, que destacou a importância do evento em “dar a conhecer os produtos locais”, quer gastronómicos, quer os vinhos da região.
“Esperamos que venham, setubalenses e outras pessoas que nos queiram visitar, e que passem aqui um bom bocado”, sublinhou ainda a autarca, no comunicado enviado pela autarquia à nossa redação.
O certame, inserido na estratégia de promoção gastronómica e turística do concelho, conta com a participação de quatro produtores locais de ostras e com um espaço de pratos de marisco adquirido na cidade.
As ostras ao natural, com topping ou cozinhadas são as sugestões apresentadas por Best Fish, Exporsado, Neptun Pearl e Ostra Ribeiro, em quatro menus com vários preços. Além de ostras, a oferta do evento gastronómico, organizado com os apoios da Vertentitinerante Lda e da União das Freguesias de Setúbal, inclui gambas à la guilho e cozidas, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta.
O certame tem um funcionamento similar ao do Festival de Francesinhas, realizado no mesmo local, em agosto, com uma zona específica de pagamento das doses e emissão das senhas para entrega nos espaços gastronómicos e correspondente levantamento dos pedidos.
O evento dispõe de um conjunto de atividades paralelas que contemplam workshops, uma palestra, animação musical, divertimentos para os mais novos e venda de artesanato e de doçaria regional.
“Qualidade das ostras do Sado” é o título da palestra, do ciclo Mar à Conversa, que se realiza hoje, às 15h00, na Casa da Baía, conduzida pelo professor do Instituto Politécnico de Setúbal Ricardo Salgado, que desenvolve investigação nas áreas da Ecologia, Biotecnologia Ambiental e Marinha e Aquacultura. A participação requer inscrição prévia pelo endereço de correio eletrónico gpe@mun-setubal.pt.
Um conjunto de workshops, conduzidos pela Exporsado e pela Ostra Ribeiro, dá a conhecer técnicas de abertura de ostras nos dias 7 e 8, às 19h00, e a 9, às 12h30. Para o dia 7, às 19h30, está marcado um livecooking, dinamizado pela Exporsado, com a confeção ao vivo de tempura de ostras.
De referir ainda quatro espetáculos de combo jazz, nos dias 7 e 8. O duo Sintoniza-te, com Bernardo Cruz, no piano, e Ivo Rodrigues, no trompete, atuou no feriado de 5 de outubro e regressa ao palco no dia 7, às 20h00. Já o Blue Oyster Trio, composto por Luís Cunha, no trompete, João Espadinha, na guitarra, e Gonçalo Naia, no contrabaixo, encerra o ciclo de performances musicais no dia 8, a partir das 20h00.
A doçaria regional também se associa à Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal com a “Cegas Tradições” a apresentar várias propostas, entre as quais as “Ostras Doces”, uma iguaria confecionada com laranja de Setúbal.
No artesanato a Pedaços de Mar, de Nuno Paulino, disponibiliza uma oferta de peças únicas feitas à base de materiais reciclados provenientes do mar.