Além dos bivalves, foi ainda apreendida uma embarcação, naquela que foi mais uma ação de fiscalização dirigida à captura ilegal de bivalves.
Durante a operação no rio Tejo, realizada pela Polícia Marítima de Lisboa, em colaboração com a GNR de Alcochete, foram “intercetadas e fiscalizadas duas viaturas, com cinco ocupantes, que transportavam um total de 165 quilogramas de amêijoa japónica”, explicou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
A captura desta espécie “encontra-se proibida, sem a devida documentação de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados”, explicou.
“Os ocupantes das viaturas foram devidamente identificados pelas autoridades por suspeita de prática da atividade de captura e transporte ilegal de bivalves”, tendo sido ainda “elaborados os respetivos autos de notícia”, acrescentou.
A Autoridade Marítima Nacional detalhou ainda no comunicado que os 165 quilogramas de amêijoa japónica foram apreendidos para posterior destruição.
No decorrer da ação foi também identificada e apreendida uma embarcação que terá sido utilizada na atividade de captura e transporte dos bivalves, conclui esta autoridade na nota de imprensa.