No projeto destacam-se as ações “Brócoli na Escola” e “Hortas Escolares – Educar ao Ar Livre”, que têm como principais objetivos incentivar as crianças ao consumo de alimentos de forma equilibrada e dar a conhecer os ciclos de produção e incrementar o interesse pela agricultura sustentável.
O projeto “Brócoli – Alimentação Sustentável nas Escolas de Aljustrel”, promovido pela câmara de Aljustrel, recebeu a distinção de “boa-prática relevante de desenvolvimento sustentável a nível nacional” pela plataforma ODS Local, coordenada pelo Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, revela nota do município enviada à nossa redação.
Autarquia revela que o projeto se encontra, numa primeira fase, dividido em duas ações “Brócoli na Escola” e “Hortas Escolares – Educar ao Ar Livre”, e está a ser desenvolvido no Centro Escolar Vipasca
A ação “Brócoli na Escola” decorre no refeitório escolar, durante o período de almoço, contando com a participação da “nutricionista da autarquia, da mascote do projeto e de voluntários seniores”, com o objetivo, de acordo com o município, “de incentivar as crianças ao consumo de alimentos de forma equilibrada”
“Caso os alunos contribuam para a redução do desperdício alimentar e se alimentem de forma equilibrada, são recompensados, no final da visita, com uma medalha, sendo ainda transferidas competências sobre alimentação equilibrada e produção e consumo sustentável de alimentos”, explica a edilidade.
Quanto à ação “Hortas Escolares, Educar ao Ar Livre”, esta pretende, segundo o município, “dar a conhecer os ciclos de produção e incrementa o interesse pela agricultura sustentável e amiga do ambiente”, com o intuito de despertar na comunidade educativa “o interesse para o desenvolvimento de uma produção local, onde se destacam os circuitos de proximidade, sendo os alunos os protagonistas, desde o cultivo à colheita e à entrega dos próprios alimentos no refeitório escolar”.
“O objetivo do Município de Aljustrel é fomentar as boas práticas, apostando na formação de alunos desde os primeiros ciclos de ensino, mas envolvendo outras gerações na construção de uma comunidade cada vez mais sustentável”, sublinha ainda a autarquia na nota.
A Plataforma ODS Local, que reconheceu este projeto, monitoriza a evolução dos municípios em relação às várias metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pelas Nações Unidas, nomeadamente através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios municípios.