Golo de Iris Ferreira, ao cair do pano, deu o segundo triunfo na Liga BPI às amorenses.
O Amora FC recebeu no passado domingo o FC Famalicão, no Centro de Treinos do Serrado, em partida a contar para a 16ª jornada da Liga BPI, a principal divisão feminina de futebol em Portugal.
O conjunto orientado por João Mugeiro procura de forma motivada, apesar do último lugar que ocupa, por pontos que ainda lhe permitam alcançar a permanência no principal escalão, alimentada pela conquista da primeira vitória na competição há duas jornadas atrás, quando bateu por 2-3 o Atlético Ouriense.
O Amora apresentou-se nesta partida com: Andrea Neves (guarda-redes), Filipa Dias, Carolina Ribeiro “Tae” (capitã), Maria Dias, Iris Ferreira, Sara Granja, Nara da Costa, Eleia Vieira, Ana Rita Viegas, Carlota Cristo e Mafalda Marujo.
O Famalicão, a não querer perder o comboio da frente, iniciou com: Aline Lima (guarda-redes), Inês Maia, Raquel Infante, Laís Araújo, Gabriela Vinhas, Maria Negrão, Regina Pereira (capitã), Marie-Yasmine Alidou, Sissi e Carolina Rocha.
O conjunto visitante, favorito à conquista dos três pontos, foi invariavelmente mais perigoso e esteve sempre mais próximo do golo do que o Amora FC. Logo aos 10 minutos de jogo, na sequência de um canto estudado, Maria Negrão ganhou espaço na área amorense, depois de receber bom passe da Alidou, atirando forte para boa réplica de Andrea Neves, com a defesa do Amora a aliviar.
Mais perigo só na segunda parte. Na passagem para o minuto 65, novamente de canto, as famalicenses rondaram a baliza adversária. Telma Pereira, recebendo o canto curto, colocou na área, onde Laís Araújo apareceu a cabecear, mas viu Andrea Neves, com segurança, a utilizar os seus reflexos e a negar, novamente a vantagem visitante. Dois minutos depois, o Famalicão esteve muito perto de abrir o marcador com Sissi. A avançada brasileira ganhou espaço nas costas da defesa amorense, fintou a guardiã da casa e com a baliza à descoberta atirou para fora, rematando já desequilibrada e em esforço.
Passava o minuto 76 quando a canadiana Alidou foi protagonista de nova oportunidade para o conjunto visitante. A jogadora famalicense foi servida por Laís Araújo, após corte incompleto da defesa amorense na sequência de um livre, e encontrou o caminho, no meio de tanta gente, para a baliza, mas as suas intenções esbarraram na trave, mantendo-se o zero a zero.
As oportunidades iam-se a acumulando e Andrea Neves foi novamente figura chave para segurar o empate. A guarda-redes do Amora, na passagem do minuto 85, voou para travar o cabeceamento de Sissi, na sequência de um livre batido na direita do ataque famalicense.
Parece uma regra inflexível no futebol. Quem não marca sofre. E para felicidade do Amora FC isso aconteceu. Aos 95, na sequência de um canto batido na esquerda por Catarina Carmo, que tinha rendido Maria Dias ao intervalo, a bola é aliviada pela guarda-redes Dani Neuhaus, que também tinha entrado ao intervalo, criando uma confusão na área famalicense, resolvida por Iris Ferreira que caprichosamente de cabeça encontrou o caminho para as redes adversárias, dando o segundo triunfo ao Amora FC na Liga BPI.
O conjunto amorense continua a ocupar o último lugar da competição, o único de descida direta, mas agora com seis pontos, menos seis para o Torreense que o ocupa o 9º posto da tabela, o primeiro de salvação na competição. À sua frente tem ainda o Marítimo, em 11º, com mais quatro pontos e o Atlético Ouriense, em 10º, com mais seis pontos, mas que ocupam lugares de possível descida, já que estes postos dão lugar a um playoff de permanência contra equipas da II Divisão. Faltam seis encontros para o fim da Liga BPI.