Terceira edição da prova conta com três desafios diferentes, um de 750 metros, outro de 1900 e ou o mais longo de 3800. Organização antevê edição mais participada de sempre.
A Open Water Race regressa a 15 de abril a Setúbal e, na sua terceira edição, acontece na Praia do Creiro, em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, com três distâncias diferentes, nomeadamente 750 metros, 1900 e 3800.
“Estamos a falar de uma prova muito abrangente. Com estas três distâncias conseguimos atrair vários atletas, desde os que estão a começar na natação de mar, com a prova de 750 metros, os que já têm um pouco mais de experiência, com a de 1900, e os que já estão completamente enquadrados nesta realidade competitiva, com a prova maior que é de 3800”, explicou ao Semmais Hugo Sousa, diretor da prova e diretor geral da HMS Sports, a entidade organizadora em parceria com a câmara de Setúbal.
Todos os desafios têm partida e chegada à Praia do Creiro. A competição mais longa é a primeira a iniciar-se, arrancando pelas 9h00. Os atletas têm de dar duas voltas ao circuito, tendo uma passagem pelo areal no final da primeira. O tempo limite é de 120 metros. Pelas 11h00 arrancam os competidores da distância de 750 metros, tendo um tempo máximo de 40 minutos. E às 11h40 começa a prova de 1900 metros, tendo os atletas um tempo limite de 60 minutos para concluir a distância.
Segundo a organização, os atletas partem das caixas identificadas para cada prova e são alinhados por ordem de chegada. Saem oito de cada vez para o mar, com um intervalo de 15 segundos entre a partida.
A competição pode ser feita de forma individual ou por equipas, garantindo a organização as toucas e os chips (para identificação e localização dos atletas). Também será entregue aos nadadores um kit de abastecimento sólido e líquido. Serão premiados os três primeiros classificados absolutos masculinos e femininos e a vencedora da classificação por equipas (apenas para as provas de 1.900m e 3.800m). O prémio é a oferta de uma inscrição para a edição de 2024 do Setúbal Open Water Race.
Modalidades têm vindo a crescer na região
Na conversa com o nosso jornal, Hugo Sousa revelou que este tipo de modalidades têm tido um crescimento assinalável nos últimos anos. “Este crescimento verificou-se sobretudo após a pandemia, com mais pessoas, que já nadavam, a aderirem mais à natação em águas abertas e no mar, dado que as piscinas se encontravam encerradas”, sublinhou.
“Temos umas condições magníficas na Praia do Creiro. Além de ser uma zona tranquila a nível de mares, tem também uma beleza paisagística que atrai muitos atletas e dá um brilho diferente à prova”, sublinhou ainda o organizador.
Exemplo dessa popularidade é também número crescente de participantes que, de acordo com Hugo Sousa, inclui, cada vez mais, atletas estrangeiros. “No ano passado tivemos em torno de 420 atletas, sendo que este ano já ultrapassamos as 500 inscrições. Tudo aponta que esta será a edição mais participada de sempre”, revelou.