Investimento de 600 mil euros para requalificar Lagoa de Albufeira

Conjunto de intervenções visam a valorização da frente marítima da lagoa. Autarquia quer avançar com as obras entre finais deste mês e maio.

A Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra, irá beneficiar de um conjunto de intervenções, tenso sido concretizada recentemente a adjudicação por parte da câmara municipal com vista a requalificação, recuperação e valorização das margens e sistemas costeiros.

“Grande parte da área que vai ser intervencionada é do domínio do Estado ou do domínio público marítimo, não são necessariamente áreas que estivessem sob alçada ou responsabilidade da câmara”, referiu ao Semmais Francisco Jesus, presidente da câmara de Sesimbra.

No entanto, apesar de não haver essa responsabilidade, as obras no local são há muito desejadas pela autarquia. “Estamos a falar de uma intervenção que já tínhamos idealizado há algum tempo e que fizemos, no final de 2022, uma candidatura ao financiamento do Programa Mar 2020, que foi aprovada, desenrolando todo o restante processo de contratação pública e respetiva adjudicação”, explicou o edil.

“As intervenções apesar de não estarem todas relacionadas, acabam por ter um tronco comum que é a valorização da frente marítima da Lagoa de Albufeira. É uma oportunidade para darmos mais condições, conforto e segurança a todos aqueles que queiram usufruir daquele espaço.”, acrescentou.

No conjunto das obras, destacadas pelo autarca, está prevista a requalificação e manutenção das dunas, numa perspetiva mais ambiental e de sustentabilidade; também a reabilitação do centro náutico, que constitui um espaço definitivo de apoio às atividades náuticas naquela zona; a deslocalização e fixação das casas de apoio aos mariscadores, com licença para operar na Lagoa de Albufeira, um pontão de acesso à lagoa; reabilitação de caminhos; limpeza florestal, e ainda a intervenção no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena.

O investimento previsto é de 600 mil euros, dos quais 400 mil, segundo Francisco Jesus, são garantidos por via comunitária. A obra tem definido o prazo de conclusão de quatro meses, esperando-se que possa arrancar, segundo o autarca, “entre finais de abril e maio deste ano”.

Obras no porto de Abrigo arrancam este mês

Na conversa com o nosso jornal, Francisco Jesus, questionado sobre outras intervenções da autarquia, destacou ainda o investimento na construção de um passadiço no Porto de Abrigo, para ligar o acesso à Praia do Ouro e a entrada do referido porto, previsto este mês de abril e a estar concluído no verão.

“É uma intervenção muito importante porque permite ligar a Praia do Ouro ao porto, oferecendo mais condições de segurança aos peões. Hoje, como se sabe, os peões têm de se deslocar pela berma da estrada, sem condições de segurança” sublinhou o autarca.

Esta intervenção representa um investimento de cerca de 350 mil euros, financiando em 85% também pelo Programa Mar 2020.