Setúbal atribui 42 medalhas no Dia de Bocage e da Cidade

Setúbal celebra, esta sexta-feira, o feriado municipal, realizando as tradicionais comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

“Procuramos envolver a população, os agentes culturais e económicos da cidade nesta dinâmica, no dia daquele que costumamos chamar de poeta maior: Bocage. É a nossa referência maior e por isso o associamos ao dia maior do nosso município. Queremos celebrar e acentuar estes valores e tradições de Setúbal e das suas gentes”, sublinha André Martins, presidente da câmara, ao Semmais.

O programa das festividades Bocagianas, que se estende até domingo, inclui concertos, exposições, encontros literários, dança, atividades desportivas e atos protocolares, como o hastear da bandeira do município no edifício dos Paços do Concelho, a deposição de flores na estátua de Bocage, e a cerimónia solene no Fórum Municipal Luísa Todi.

Este ano são atribuídas 42 medalhas, sendo a mais significativa, a de Prata da Cidade, entregue à Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no âmbito da celebração do centenário do porto sadino.

Já as de Honra da Cidade são entregues às mais diversas personalidades e entidades do concelho. Na classe Atividades Culturais são indicados os nomes de Luís Aleluia, a título póstumo, da Livraria Culsete, João Samina, Carlos Pinto, António Aleixo, Artur Jordão, António Simões da Silva, Acácio José, Carlos Lopes, Jorge Moreira e Fernando Malão.

Na classe Ciência e Tecnologia são distinguidos Alcobia Portugal, António Borregana, Maria Tomé Guerreiro e Jaime Forreta, a título póstumo, a par dos projetos Guardiãs do Mar e Ocean Alive.

No que respeita ao Desporto, foram aprovados os nomes de Danilo Ferreira, José Semedo, José Branco “Zequinha” e Maria Virgínia Gomes, e no Associativismo e Sindicalismo são concedidas medalhas a Maria Helena de Mattos, Gil Figueira, Clube Cultural, Desportivo e Recreativo das Curvas, Associação Desportiva de Aikido de Setúbal, EAPN – Núcleo Distrital de Setúbal, Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, Refood, Movimento Escola Moderna e Clube Desportivo e Recreativo “Águias de São Gabriel”.

Na classe Paz e Liberdade são distinguidos Manuel Arrábida “Chefe Arrábida” e a Horizonte dos Reis Rosa “Chefe Horizonte”, ambos a título póstumo, a Rosa Maria Antunes e a António Bastos.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e a Sofia Soares Franco recebem as medalhas na classe Turismo, e no Comércio os medalhados são o Restaurante Casa Santiago, Adega Leo do Choco e restaurante Carnes do Convento.

Por fim, na classe Indústria os distinguidos são a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Bracal.