Feira Nova de Outubro até domingo em Alcácer do Sal

Artesanato, frutos secos, concertos e a tradicional corrida de touros de domingo, são alguns dos principais atrativos do certame que arranca hoje.

“É uma Feira com muitos pergaminhos. Existem registos antigos, desde 1782, no Reinado de D Maria I, que estabeleciam no primeiro domingo de outubro de cada ano, haveria uma feira franca por três dias. E assim tem sido, invariavelmente, o que tem acontecido com a Feira Nova”, explica Vítor Proença, presidente da câmara de Alcácer do Sal, em conversa com o Semmais.

A feira, que decorre no recém renovado Parque Urbano da cidade, inaugurado em 2021, terá expositores de artesanato, vestuário, calçado, produtos regionais, frutos secos da época e várias tasquinhas.

“É uma feira que marca a entrada do outono. As pessoas vêm à feira procurando roupa e calçado para a nova estação, mas também o artesanato e produtos regionais e especialmente os tradicionais frutos secos, muito procurados neste certame”, sublinha o autarca.

Além disso, a o certame é palco de muita animação, acolhendo espetáculos de conceituados artistas como Quim Barreiros (hoje), Dino d’Santiago (sábado) e Ciganos D’Ouro (domingo).

“A nossa preocupação é montar uma programação eclética e com nomes conceituados e variados, de forma a chegarmos aos vários tipos de públicos e atrairmos mais gente para o certame, além do que a própria feira já gera em si”, explica Vítor Proença.

Outro dos acontecimentos que marcam este certame é a realização, na Praça João Branco Núncio, da tradicional corrida de touros de domingo, onde este ano se irá lidar um curro de touros espanhol da ganadaria Fermín Bohórquez. Em praça vão estar os cavaleiros António Telles, João Moura Caetano, João Moura Jr., Duarte Pinto, Andrés Romero e Antonio Telles filho, com as pegas a cargo dos Amadores de Montemor e Lisboa.