Cercal recebe este domingo primeira edição da prova Trilhos da Raposa

Prova, que inclui caminha e trail curto e longo, está a ser encarada com muita expectativa pelos organizadores. O número de inscrições ultrapassou as três centenas previstas.

A primeira da prova Trilhos da Raposa, na freguesia de Cercal do Alentejo, concelho de Santiago do Cacém, realiza-se este domingo e promete juntar praticantes e amantes da modalidade e, também, alguns curiosos a título recreativo.

“No Crosstraining Cercal temos por hábito juntarmo-nos para correr, treinar, ir a este tipo de provas e fazer trilhos. Então, foi-nos lançado este desafio juntamente com a Associação Cercal Bike. Como tínhamos também, já há algum tempo, o desejo de organizar um trail aqui na terra e como andamos sempre pela Serra do Cercal, conseguimos este ano dar este passo e assim nasceu o trail Trilhos da Raposa”, explica ao Semmais Vânia Carrilho, do Crosstraining Cercal, grupo que juntamente com a Associação Cercal Bike organiza a competição.

A prova arranca e termina no Largo dos Caeiro, passando pelos Trilhos da Raposa, num percurso que é feito na Serra do Cercal. Existem três diferentes distâncias, a caminhada, com 10km e que é uma prova não competitiva; a de trail curto, com 14km, e a de trailongo, com 23 km, ambas de caráter competitivo. As partidas são faseadas, arrancando primeiro os atletas do trail longo, pelas 9h00, seguidos dos do curto pelas 9h30. Já a caminhada terá a partida mais tardia, com início marcado para as 9h45.

Nesse percurso, um dos momentos mais aguardados, e destacado por Vânia Carrilo, é a passagem pelos trilhos na Serra do Cercal. “É um momento bonito que engrandece, naturalmente, a nossa prova. Estamos a falar de uma paisagem riquíssima, que certamente vai agradar a todos os participantes”, sublinha.

Apesar de ser a primeira edição, a Trilhos da Raposa, a julgar pelo número assinável de inscrições, pode congratular-se já de algum sucesso. “Nunca quisemos dar um passo maior que a perna. Havia alguma expectativa, mas queríamos ter os pés bem assentes e fazer as coisas bem. Decidimos abrir 300 inscrições, mas a prova gerou tanto interesse e recebemos tantos contactos que conseguimos integrar mais 20 participantes. E seguramente houve gente que ficou de fora. Nunca esperámos que a primeira edição tivesse assim tanta procura e, naturalmente, estamos satisfeitos”, revela a responsável. Segundo Vânia Carrilho a comunidade local, o comércio, a câmara de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, “abraçaram de imediato a prova”, o que pode também explicar o impacto gerado.

O entusiasmo para a prova é partilhado por Álvaro Beijinha, presidente da câmara de Santiago do Cacém, autarquia que tem se tem empenhado em apoiar eventos desportivos no concelho. “Esta prova faz parte de um conjunto alargado da aposta desportiva que o município tem feito em várias modalidades. Estimamos que mais de 15 mil pessoas participaram em eventos desportivos no nosso concelho em 2022. Naturalmente, que esta prova no Cercal do Alentejo segue nessa linha de valorizar a prática das várias modalidades, mas também de promover o concelho, nos seus mais diversos pontos, pela sua riqueza patrimonial e natural”, destacou o edil.