Maratona de BTT Vale do Sado regressa este domingo a Alcácer do Sal

Prova conta com duas distâncias, uma com 70 quilómetros e outra de 50. O grande grande atrativo desta 16.ª edição é a passagem pela Barragem do Pego do Altar.

A Maratona do Vale do Sado regressa já este domingo a Alcácer do Sal, passando, nesta 16ª edição, por vários pontos do concelho, com duas distâncias, nomeadamente a prova de maratona com 70km e a meia-maratona com 50.

“Todos os anos procuramos mudar o percurso para montarmos uma prova atrativa e diferente e, também adaptada à realidade e ao feedback que os atletas nos dão. Já tivemos anos com percursos mais longos e outras edições com percursos mais curtos. Este ano, optámos por estas distâncias que acabam por ser transversais e ir ao encontro das condições dos participantes que temos habitualmente”, explica ao Semmais António Rebelo, secretário da BTT Team Cegonhas do Sado, organizadora da prova.

Nesse sentido, a competição ranca do Parque de Feiras de Exposição de Alcácer do Sal, que servirá também de meta, indo para a estrada às 9h00. “O grande destaque é a passagem pela Barragem do Pego do Altar, quase nos limites do concelho, ali na freguesia de Santa Susana. Estamos a falar de uma zona lindíssima, que tem como grande atrativo toda aquela paisagem natural, que irá, certamente, agradar e marcar esta experiência dos atletas, para além de aumentar a espetacularidade”, sublinha o responsável.

Competição apresenta grau de dificuldade médio

Segundo António Rebelo, o percurso tem algum grau de dificuldade “médio, mas adequado a qualquer participante da modalidade”. “Temos algumas subidas sérias, com zonas de alguma altimetria, mas semelhantes às dificuldades que tivemos noutros anos”, destaca. A prova, que já não é propriamente desconhecia, gera um natural entusiasmo e expectativa junto dos atletas e da organização.

“É sempre com grande ansiedade que esperamos pela realização desta prova. Daquilo que temos aqui na região, tirando as provas mais clássicas, já estamos num patamar bom. Os dados que temos apontam para mais de 200 inscritos, portanto temos tudo para ter outra grande edição”, refere o responsável.

Este número de participantes, a que se juntam ainda adeptos da modalidade e curiosos, irá trazer certamente dividendos positivos para o concelho, uma vez que após a competição realiza-se um almoço convívio. “Penso que damos um retorno social e económico para a nossa terra muito importante. Este tipo de provas traz sempre muita gente e acabamos, assim, por divulgar o concelho. Exemplo disso é continuarmos a merecer a confiança da câmara e da junta de freguesia, que nos continuam a apoiar, seja financeiramente, na logística ou até mesmo de divulgação”, sublinha António Rebelo.