“As Ordens Militares. Do Convento e da Guerra para o Mundo” é o mote deste ano do evento, que é já considerado o maior fórum internacional sobre esta temática.
Palmela acolhe a partir de quarta-feira, decorrendo até domingo, o IX Encontro sobre Ordens Militares, promovido pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS) do Município, com o alto patrocínio do Presidente da República, tendo este ano como tema “As Ordens Militares. Do Convento e da Guerra para o Mundo”.
“O título desta edição foi decidido no âmbito de reunião da Comissão Científica do Encontro. É sempre escolhido um título/tema abrangente, onde possam caber os vários subtemas que constituem as várias sessões”, explica ao Semmais Isabel Cristina Fernandes, coordenadora do GEsOS.
Nesse sentido o Cine-Teatro S. João e a Biblioteca Municipal de Palmela vão ser palco de oito sessões proferidas por vários académicos e investigadores nacionais e internacionais. Vão estar em análise e em debate temas como “Famílias, linhagens, redes e Ordens Militares”; “A estrutura das Ordens Militares: geografia e administração”; “As Ordens Militares face a uma diversidade de Outros”; “Antagonismos, violência e aliança nas Ordens Militares”; “Ordens de Cavalaria e Ordens Militares”; “As mulheres e as Ordens Militares”; “Ordens Militares e Poderes”; “Ordens Militares: Arte, Arqueologia e Cultura”. O programa contempla ainda uma visita de estudo ao Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.
Um marco no mundo académico e científico
A edição deste ano é representativa do trabalho que tem vindo a ser feito desde 1989, com este encontro a ganhar, segundo a organização, um crescente interesse académico e científico. “Tem tido forte expressão internacional, quer pela presença crescente de investigadores estrangeiros, quer pela qualidade e abrangência das comunicações apresentadas. É neste momento o maior fórum internacional sobre Ordens Militares (a nível mundial), onde se dão a conhecer os balanços das últimas investigações, se tratam temas de uma grande diversidade e se debatem ideias e os resultados dos estudos. É, pois, atualmente, uma referência incontornável nos meios académicos e científicos que estudam as Ordens Religioso-Militares”, sublinha a coordenadora do GEsOS.
De acordo com os dados fornecidos pela organização estão convidados “83 conferencistas, dos quais 43 são estrangeiros”, provenientes de Espanha, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Hungria, Polónia, Suécia, Chipre e Israel, representando “mais de quatro dezenas de instituições universitárias e centros de pesquisa”. Em termos de público, a organização conta já com cerca de 50 inscrições.