Santo André é palco de mais uma mostra de culinária local que junta 13 restaurantes, mas que também promove a educação alimentar. Aderiram 13 restaurantes a um evento que pretende ainda promover a economia e o turismo local.
A 7a edição do Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, e que está a decorrer desde sexta-feira e termina no dia 5 de Novembro, é mais do que uma mostra e venda de pratos em diversos. Este ano há diversas iniciativas complementares, das quais se destaca o workshop sobre alimentação saudável, que terá lugar na manhã de terça-feira, no Instituto de Emprego e Formação Profissional da localidade.
O workshop “Alimentação Saudável”, disse ao Semmais o presidente da Junta de Freguesia local, David Gorgulho, destina-se a 242 crianças dos 1º e 2º ano do Ensino Básico da freguesia. “É uma iniciativa que pretende criar hábitos alimentares cuidados. Uma oportunidade para darmos a conhecer, através das explicações de especialistas, nomeadamente nutricionistas, um conjunto de boas práticas alimentares e que, no futuro, poderão ajudar os mais jovens a prevenirem diversas doenças, entre elas a obesidade”, explicou.
A inovação gastronómica estará igualmente em destaque. No dia 4, no Monte do Paio, Brescos, aproveitando a Feira Observanatura, organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, haverá a oportunidade de todos os interessados observarem e conversarem com o chef David Vitorino, que promete trazer uma série de revelações.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo André adiantou ainda que no período do festival há 13 restaurantes locais que durante os dez dias do evento irão apresentar diversos pratos típicos da região. “O ponto de partida é o património gastronómico local. Mas esta iniciativa, onde estarão em destaque os sabores do mar, da lagoa e da terra, é também muito importante sob os pontos de vista económico e turístico, porque trazem à freguesia e ao concelho um grande número de visitantes. Para a economia local assume especial significado, por se realizar numa época baixa e por representar a oportunidade de muitos estabelecimentos poderem fazer receita”.
Entre as diversas iguarias que este ano poderá ser apreciadas contam-se as tábuas de picanha e maminha, o choco frito de coentrada, a massinha de choco, o ensopado de linguado, o arroz de lingueirão com raia frita, o ensopado de enguias, o naco da vazia com ameijoa e camarão grelhado, choco frito com migas de alho, lombinho de porco ibérico, risotto de tomate com filetes de robalo, pizaza da costa alentejana, costeletas de borrego com migas de legumes, enguias fritas com arroz de coentros, polvo ao alhinho, arroz de tomate com filete de4 sardinha panada, peixinhos da horta com molho de salsa, seitan à portuguesa, choupa assada com citrinos e especiarias, lombinho de javali com ameixa, camarão à Brás, paelha entre muitos outros.