O falhanço da política educativa do PS tem agora expressão internacional, e chama-se PISA, como o PSD vinha denunciando.
Outros instrumentos de avaliação externa como o PIRLS e o TIMSS já indiciavam quebras no desempenho dos alunos.
A média da OCDE desceu, mas Portugal desceu mais do que a média da OCDE! Em todos os domínios!
Até 2015, com o PSD no governo, os resultados do PISA nos alunos portugueses melhoraram sempre quando comparados com as edições anteriores.
Em 2018, já com a geringonça, assistimos a uma queda significativa do desempenho dos alunos. E foi sempre a perder!
Há uma clara tendência negativa dos desempenhos, consistente, nas provas internacionais realizadas após 2015! Um trambolhão!
Os alunos portugueses perderam conhecimentos correspondentes a um ano de escolaridade, quando comparados com o PISA 2018.
O PS degradou a escola pública, a mobilidade social, acabou com a classe dos professores e com o futuro dos alunos!
O PS acabou com a esperança na escola pública, como motor de sonhos para os mais desfavorecidos!
O PS é responsável pelo retrocesso geracional que vai sair caro ao país e aos jovens!
Promoveu os colégios privados, deixou à míngua as escolas que se substituíram ao Estado e ignorou a Escola inclusiva!
Os governos do PS são responsáveis pelo período trágico da Educação em Portugal! IRRESPONSABILIDADE!
É preciso recuar 15 anos na história do PISA, para termos os mesmos resultados e a responsabilidade é integralmente do PS!
O tribunal de contas arrasou o plano escola +. E o que fez o ministro da educação? Retirou 3300 créditos horários à recuperação das aprendizagens, porque a Europa fechou a torneira, dizendo que não eram necessários mais professores! Está aí o resultado!
Porque é que não ouviu o PSD? No orçamento de Estado para 2024, o PS reprovou todas as propostas do PSD em matéria de Educação!
O Ministro da Educação comprometeu as gerações futuras! Comprometeu os professores!
Quantas vezes afirmou que a reposição do tempo de serviço não era negociável? Não estava em cima da mesa? durante meses e meses os professores andaram em greves, justamente lutando pelos seus direitos! Greves, aliás, que considerou ilegais?
Escolas fechadas, todos os anos 100 mil alunos sem professor a pelo menos uma disciplina, ainda hoje temos 32 mil alunos sem professores e agora tem o desplante de dizer que afinal é possível recuperar o tempo de serviço?
Como é que se justifica aos professores, aos pais e aos alunos esta cambalhota?
O Ministro da Educação andou a brincar com os portugueses!
O Sr. Ministro e os candidatos do PS, que agora têm o descaramento de vir dizer que até concordam com o espírito da proposta do PSD sobre a reposição do tempo de serviço dos professores, mas reprovaram essa proposta há dias!?
É uma cambalhota eleitoralista! Estamos perante um ministro contorcionista e um PS malabarista. Mas quem sofreu foi a escola pública! E o nosso futuro!
Sónia Ramos – Deputada eleita pelo PSD no distrito de Évora