CDU estima maior investimento municipal de sempre em Setúbal

Executivo da CDU está determinado a levar a cabo várias obras “qualificadoras” por todas as freguesias do concelho.

A câmara de Setúbal tem em vista o maior investimento municipal, na sequência da aprovação, no final do passado mês de novembro, do mais expressivo orçamento da autarquia sadina que cifrou o documento nos 239 milhões de euros, tendo registado um crescimento de 35 milhões de euros em relação a 2023.

O executivo da CDU, liderado por André Martins, veio, em conferência de imprensa realizada ontem no Forte de Albarquel, reforçar a importância do documento para 2024, nomeadamente para um conjunto de “obras qualificadoras e essenciais às populações”, ao abrigo do investimento municipal previsto, na ordem dos 40 milhões de euros, com o objetivo de “servir mais e melhor este território e as suas populações”.

Aquele que atrai a maior fatia está localizado na União de Freguesias de Setúbal, com a conclusão da intervenção no Convento de Jesus, uma obra que atinge já os quase os 9 milhões de euros. 

Na freguesia de S. Sebastião, com a maior densidade populacional no município, destaque para o investimento previsto está na construção do novo Pavilhão das Manteigadas, que ultrapassa 1 milhão e 900 mil euros.

Já em Azeitão, também a construção do novo Pavilhão é a intervenção que mais se evidencia, estimando-se que custe mais de 3 milhões e 400 mil euros. 

No que toca à freguesia do Sado, o maior valor está destinado à requalificação da Estrada da Mitrena, a Estrada Nacional 10-4, cifrando-se em mais de 1 milhão e 400 mil euros. 

Relativamente à freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, a execução do Parque Verde da Quinta da Amizade capta 265 mil euros do investimento municipal previsto.

Além disso, há também a ter em conta os investimentos ao abrigo de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência, que, pelos dados apresentados pela autarquia, atingem já cerca dos 18 milhões de euros no concelho. Destacam-se, por exemplo, o novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, a recuperação do Pavilhão João dos Santos, requalificação do Campo das Pedreiras, o projeto “Bairros Comerciais Digitais” e a construção do novo centro de saúde da Bela Vista.

105 milhões adjudicados para a habitação

A conferência de ontem serviu ainda para fazer um balanço do investimento feito, até ao momento, no setor da habitação no concelho.

“Está em curso o maior investimento de sempre na requalificação do património habitacional do município de forma a garantir habitação condigna aos setubalenses”, destacou André Martins.

Nesse sentido, a câmara estima que, até ao momento, tenha já adjudicado, em obras candidatadas ao PRR, mais de 105 milhões de euros, nomeadamente para os bairros das Manteigadas, Alameda das Palmeiras, Bela Vista e Forte da Bela Vista.

A reabilitação do edificado materializa um investimento de perto de 163 milhões de euros, através de candidaturas ao PRR. A autarquia aponta com objetivo, até 2026, a construção de 500 fogos para atribuir em regime de renda apoiada e mais de 150 fogos para venda em regime de custos controlados, num investimento que supera os 67 milhões de euros.