Setúbal associa-se à iniciativa “Painting for Palestine”

Mural “A window to a free country”, de Azhar Al Majed vai ser reproduzido Av. Manuel Maria Portela, no âmbito do projeto “Histórias que as Paredes Contam”, num desafio lançado pelo sociólogo irlandês Bill Roston, que irá estar na cidade entre domingo e quarta-feira.

“A window to a free country”, assim se chama o desenho da artista da Palestina “Azhar Al Majed, e que se será reproduzido em mural em Setúbal, com a cidade sadina associar-se à iniciativa “Painting for Palestine”.

O mural alusivo à causa palestiniana, que será executado na Avenida Manuel Maria Portela e no âmbito do projeto “Histórias que as Paredes Contam”, integra a campanha que visa divulgar artista palestinianos e que arrancou em Belfast, na Irlanda do Norte, no passado dia 14, lançado pelo sociólogo irlandês Bill Roston.

O catedrático emérito da Universidade do Ulster, considerado um nome importante na investigação académica sobre muralismo político-social, estará em Setúbal, entre domingo e quarta-feira, e participará da conversa “Dos Troubles ao Brexit – a expressão muralística na Irlanda do Norte”, agendada para 30 de janeiro, dia em que decorrem 52 anos sobre o Domingo Sangrento em Derry.

Da sessão participam ainda Pedro Pina, vereador da cultura da câmara de Setúbal, e ainda Luís Humberto Teixeira, mestre em Política Comparada.

A sessão é a última do ciclo de conversas promovido pelo projeto “Histórias que as Paredes Contam, acolhida pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, e contará também com a interpretação da canção de intervenção irlandesa “Your Daughters and Your Sons”, de Tom Sands.