CDPCC espera há 14 anos um novo recinto desportivo

Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica aluga o campo de jogos durante o verão para a realização de feiras diárias. Prometeram-lhes um relvado na Praia da Mata, mas ninguém resolve o problema resultante da liquidação do Costa Pólis.

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica (GDPCC) espera, há 14 anos, pela construção de um novo parque desportivo, para que possa abandonar as instalações que têm 80 anos e que foram edificadas em 1924, numa zona que hoje está rodeada de prédios de habitação e que, em três meses de verão, serve de recinto para uma feira diária, gerando assim as receitas fundamentais para a sua sobrevivência.

“Estamos há muitos anos à espera que seja cumprido o prometido e que a Costa Pólis construa na zona da Praia da Mata o nosso recinto, fundamental para manter em atividade mais de 300 jovens da Costa da Caparica”, disse ao Semmais Hidel Matias,o presidente daquela que é uma das mais antigas e titulas instituições desportivas do distrito de Setúbal.

O dirigente, antigo futebolista do clube e avançado promissor que, na época de 1986/87 até foi transferido para o Sporting (um salto direto da 3.ª para a 1.ª Divisão Nacional) explicou que a promessa de construção de novas instalações surgiu com o programa Costa Pólis (reestruturação do aglomerado urbano da cidade). Até 2010 as instalações desportivas que a coletividade ocupava, na Avenida Dom Sebastião, deveriam passar da posse do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social para o clube. “Foi uma promessa que nunca foi cumprida e que não permitiu, sequer, fazer melhorias nas infraestruturas. Continuamos à espera, conforme ficou então estabelecido, que nos construissem o parque desportivo na Praia da Mata, mas até agora não se fez nada e o clube nem sequer consegue ter acesso, desde 2008, às verbas a que teria direito. Hoje, a nossa sobrevivência é um verdadeiro milagre, apesar dos esforços dos cerca de 450 sócios que pagam três euros mensais”, explicou Hidel Matias.

Terreno pertence à câmara e à junta

Um dos proprietários do terreno onde se localiza o atual parque desportivo foi a Parque Expo, que entretanto foi extinta. Posteriormente o espaço passou para o Costa Pólis, que entretanto entrou em processo de liquidação. O espaço passou a ser propriedade da Câmara Municipal de Almada (60 por cento) e da Junta de Freguesia da Costa da Caparica (40 por cento). “Temos os nossos advogados a tratar do assunto, e, de vez em quando, surge aqui uma advogada da outra parte. Mas não vemos que isto chegue a uma solução”, acrescentou o dirigente.

Atualmente o clube tem futebol, jiu-jitsu e halterofilismo. Num futuro próxima espera-se ter uma equipa de futebol de praia a competir na 2.ª Divisão Nacional. “A ideia é sempre conseguir mais e melhor dando possibilidade aos jovens da cidade de praticarem desporto. A equipa sénior de futebol, por exemplo, está em primeiro lugar no campeonato da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. Tem cinco pontos de avanço sobre os segundos classificados e, portanto, boas possibilidades de conseguir a subida à 3a Divisão Nacional”, adiantou o presidente.