Um milhão para melhorar acessibilidades em Setúbal

A Câmara de Setúbal aprovou um concurso público de um milhão de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para melhorar as acessibilidades em diversas ruas estruturais da cidade.

Segundo uma nota de imprensa do município sadino, a proposta aprovada na quarta-feira em reunião pública de câmara – no valor global de 943 mil euros acrescidos de IVA e com um prazo máximo de execução de 210 dias – abrange as avenidas António Rodrigues Manito, de Angola, Dr. António Manuel Gamito, Guiné-Bissau, Manuel Maria Portela, Alexandre Herculano e 5 de Outubro, as ruas Major Magalhães Mexia, da Escola Técnica, Joaquim Brandão e Almeida Garrett e a Travessa dos Correios.

As obras previstas no concurso público incluem a regularização das caldeiras de árvores, o melhoramento das condições de atravessamento em passadeiras, a eliminação das barreiras arquitetónicas e a instalação de mais lugares de estacionamento para pessoas de mobilidade reduzida.

A proposta aprovada pelo executivo, de maioria CDU, refere que a empreitada incide numa “zona nevrálgica da cidade”, em zonas com muita movimentação de veículos e significativa afluência de peões.

Na sessão pública de câmara de quarta-feira foi também aprovada a manutenção do desconto anunciado de 10 euros no passe Navegante Municipal, que já foi aplicado o ano passado, sendo este encargo adicional integralmente suportado pelo município.

O desconto, justifica, tem em conta a “crescente e generalizada subida dos preços dos bens e serviços, com fortes impactes na situação social e económica das famílias”.