Antigo futebolista e treinador, retirado dos relvados e da vida pública há vários anos, recebeu o “Prémio Carreira”, culminando uma noite que distingui mais de 100 personalidades, entidades e clubes da cidade sadina.
O Fórum Municipal Luísa Todi recebeu na noite de sábado a 8ª edição da Gala do Desporto de Setúbal, um momento de consagração de atletas, entidades, clubes e associações daquela cidade.
A noite ficou marcada pela homenagem a Quinito, assim conhecido no mundo do futebol o antigo jogador e treinador Joaquim Lucas Duro de Jesus, há muito retirado dos relvados e da vida pública, que recebeu das mãos de André Martins, presidente da câmara, e Pedro Pina, vereador do desporto e José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o “Prémio Carreira”.
“Tenho estado retirado, fechado, e não pensei que Setúbal tinha tantos campeões e eventos desportivos. É caso para dizer que é bom viver em Setúbal e ser do Vitória, já agora”, sublinhou Quinito.
A sua última aparição pública, em 2016, por ocasião do Fórum de Treinadores, realizado naquela mesma sala, o treinador emocionou os presentes e o mundo do futebol com um discurso emocionado e marcado pelo falecimento do filho em 2011, na altura apenas com 32 anos. “Tenho um grande sentimento de culpa, vivemos o futebol vinte e quatro horas, não vimos crescer os filhos, não ouvi pela primeira vez o meu filho dizer o ‘pai’, não vi o meu filho a aprender a andar de bicicleta, não vi o meu filho aprender a nadar, não o abraçava todos os dias, passavam-se meses sem que o abraçasse. O futebol saiu-me caro”, referiu Quinito nessa intervenção.
Ontem reapareceu com um semblante um pouco menos carregado, acompanhado pelos netos e família, sublinhado que “a vida prega partidas, mas “as coisas estão a melhorar”.
Joaquim Lucas Duro de Jesus nasceu em Setúbal, a 6 de novembro de 1948, tendo na sua carreira de futebolista representado emblemas como Académica, Belenenses, Racing Santander (Espanha) e SC Braga, depois da formação no Vitória FC. Na sua longa carreira de treinador, com 31 anos, somou passagens por FC Famalicão, União de Lamas, SC Braga, Rio Ave, Al-Yarmouk (Koweit), SC Espinho, FC Porto, Marítimo, Portimonense, UD Leiria, Vitória FC, Vitória SC, Belenenses e Estrela da Amadora. Retirou-se do futebol, depois de duas temporadas (2008-2010) como adjunto de José Couceiro no Gaziantepsor da Turquia. Pelo meio foi diretor-desportivo do Vitória FC entre 2003 e 2007, anos em que os sadinos regressaram à Primeira Liga e conquistaram uma Taça de Portugal.
120 distinções entregues
Com o objetivo de assinalar os setubalenses que se mais se desatacaram no último ano desportivo, a câmara de Setúbal distinguiu na última noite 120 atletas, entidades, clubes e associações campeões nacionais e detentores de títulos internacionais
Dos prémios entregues, destaque para Maria Mariani, praticante de full contact / muaythai Maria do Henrique Diogo Team, foi considerada Atleta do Ano feminino e Pedro Casinha, canoísta do Sport Lisboa e Benfica, Atleta do Ano masculino. Fernando Ferreira, do atletismo do Vitória Futebol Clube, recebeu o troféu de Treinador do Ano; a presidente da Academia de Voleibol de Praia de Setúbal, Beatriz Soromenho, o de Dirigente do Ano e o Clube de Patinagem do Sado o de Clube do Ano.
O prémio Evento Desportivo foi entregue à World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2023 – Setúbal e o de Equipa do Ano à de futebol feminino do Vitória Futebol Clube, que conquistou o título nacional da III divisão.