Os animais estavam sem supervisão e fizeram estragos em várias campas. A Câmara Municipal do Barreiro abriu um processo de identificação, em colaboração com a GNR, do dono do rebanho de cabras.
Um rebanho de cabras entrou num cemitério na zona rural de Palhais, no Barreira, no na passada terça-feira.
Alguns moradores da zona referiram ao Jornal de Notícias que “é comum” os animais andarem a circular “sem qualquer vigilância”.
Na sequência deste caso, a autarquia explicou que nenhuma campa foi danificada devido a esta ocorrência, mas que está em curso um processo de identificação do dono do rebanho, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana.
“Posteriormente, quando obtivermos essa mesma informação, iremos notificar as famílias e dar-lhes conta do ponto de situação”, adianta a Câmara do Barreiro.
Numa informação enviada à agência Lusa, a autarquia acrescenta que irá adotar as medidas previstas no regulamento municipal sobre apascentamento de animais e sua permanência e trânsito em espaço público, aprovado em 2021.
Segundo o regulamento, é proibido apascentar animais em espaços do domínio público e privado municipal e outros espaços privados de forma irregular e sem autorização do proprietário, estando previstas coimas de 100 a 2.500 euros.