Equipa técnica e jogadores assumem forte compromisso com a vitória e procuram dar primeiro título nacional ao emblema barreirense.
O Galitos do Barreiro confirmou em Braga, ao derrotar os bracarenses por 74-86, a subida ao principal escalão do basquetebol português, assegurando o 1º lugar no Grupo de Promoção, numa autêntica afirmação da excelente temporada que estão a fazer.
Depois de ter estado às portas da promoção em épocas anteriores, desde que em 2021 desceu de divisão, o emblema confiou em Pedro Oliveira, técnico que tinha representado o ABC Santo André nas últimas duas temporadas e quetambém incutiu a luta pela subida do emblema do Litoral Alentejano. “O objetivo desde o início da temporada não podia ser outro, se não o da subida de divisão. Foi com satisfação que recebi o convite, até porque sabia que o clube tinha capacidade para dar um passo em frente e chegar à Liga”, refere ao Semmais o treinador do Galitos.
Já com a promoção garantida, a equipa terá agora de enfrentar um playoff, entre os quatro primeiros classificados pelo título da Proliga. Pedro Oliveira garante que a equipa está focada para os últimos jogos da época: “Há um compromisso enorme para conquistarmos a Proliga. O clube nunca foi campeão nacional e há um desejo enorme dos jogadores de vencerem a Proliga. Por isso é que o nosso compromisso tem de ser o mesmo e vamos entrar para o jogo deste fim-de-semana frente ao Illiabum (o último da fase de promoção) como se fossem já os playoff. A mesma intensidade e entrega, sabendo, naturalmente, da pressão que vai estar do lado do adversário que quer entrar nos playoff e precisa do resultado”, sublinha.
Liderança partilhada com os jogadores
O desempenho ao longo desta temporada foi trabalhado desde a pré-época, com a preocupação em manter as bases do plantel do ano anterior e de reforçar as suas fileiras com jogadores que tivessem impacto imediato no campo. “A nossa prioridade foi manter os jogadores portugueses no clube. É um núcleo muito forte, que estava bem e se dá muito bem, logo interessava manter. Também houve a preocupação de encontrar um jogador com mais experiência e maturidade para dar profundidade à equipa, o que conseguimos com o Jaques Conceição; depois tentámos recrutar os três jogadores estrangeiros com base naquilo que fizeram as equipas que subiram nos anos anteriores, que eram equipas que defendiam bem e com um perfil muito forte fisicamente”, explica Pedro Oliveira.
Apesar disso, a época começou com dois sustos, duas derrotas seguidas, frente ao Imortal B e Barreirense, mas com treino e maior dinâmica o Galitos conseguiu dar a volta à situação e terminou a Zona Sul da Proliga com 10 vitórias e quatro derrotas, destacando a sequência de sete vitórias entre 2 de dezembro e 27 de janeiro.
O técnico de 45 anos destaca por isso a capacidade da equipa e também a relação desenvolvida com os jogadores: “Aquilo que procurámos foi implementar uma visão globalizada da equipa, um trabalho com os jogadores, envolve-los e ouvir a opinião deles no que é a construção da equipa, as soluções táticas e onde podemos tirar vantagens sobre os adversários. Eles responderam muito bem”.