APAVT e ERT Alentejo e Ribatejo exploram parcerias para potenciar o turismo

Entidades estudam a possibilidade de um acordo bilateral que permita aos associados da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo participar na estruturação e promoção dos produtos turísticos das duas regiões.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo estiveram reunidas para encontrar formas de colaboração com o objetivo de impulsionar o turismo nas duas referidas regiões.

“O encontro, que contou com a presença da Direção da APAVT e de representantes da ERT Alentejo e Ribatejo, incluindo os respetivos Presidentes, Pedro Costa Ferreira e José Manuel Santos, teve em agenda a identificação de oportunidades de cooperação para melhorar a comercialização da oferta turística destes destinos”, revela a nota conjunta recebida pela nossa redação.

Segundo o mesmo documento, desta reunião resultou o estudo da possibilidade de “se estabelecer um acordo bilateral” que permita aos associados da APAVT “participar ativamente na estruturação e promoção dos produtos turísticos característicos das duas regiões”.

Em causa estão produtos como “o Cycling, Caminhos de Santiago, Enoturismo, e Turismo Rural”, destacados como “focos de interesse para esta potencial parceria”, com vista “não apenas promover essas experiências turísticas”, assim como “potenciar a sua comercialização de maneira mais eficaz”.

O encontro permitiu ainda à ERT Alentejo e Ribatejo, com as associações Heranças do Alentejo e Vinhos do Tejo, de acordo com a referida nota, apresentarem à Direção da APAVT “uma variedade de produtos e redes de oferta que estão a ser desenvolvidas nas duas regiões”, produtos e redes essas que se destacam pela sua “diversidade e a riqueza do patrimônio turístico local”.

“Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo da APAVT e da ERT Alentejo e Ribatejo na promoção do turismo sustentável e de qualidade nestas regiões, além de reforçar a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do setor”, sublinham, concluindo o texto, as entidades.