A jornalista Helena Amante foi a vencedora do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, com o livro de contos “Absolutamente Felizes ao Sol”, anunciou hoje câmara do Seixal.
O Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, criado pela câmara do Seixal, apoia a publicação de obras de literatura e estudos locais, com uma periodicidade anual e um valor de cinco mil euros por edição.
Escrito com o pseudónimo Rita Largo, o livro “Absolutamente Felizes ao Sol” venceu na categoria de literatura tendo sido destacado pelo júri do prémio pela “estrutura narrativa, pela linguagem fluida, culta e poética, por onde as agruras do real quotidiano, e os universos femininos se expressam de modo contido mas impressivo”, lê-se no comunicado da autarquia.
Helena Amante é jornalista e reside em Corroios, no concelho do Seixal.
O júri desta primeira edição do prémio foi constituído por Ana Margarida de Carvalho, António Modesto Navarro e Domingos Lobo.
O prémio é atribuído em três categorias distintas, de forma alternada: Romance, Novela e Conto, na edição de 2023; Poesia, em 2024; e Estudos Locais, em 2025.
As obras a concurso deverão ser originais, inéditas e não publicitadas por qualquer forma ou meio.
“Este galardão visa estimular a criação literária e a atividade de investigação e, em simultâneo, homenagear uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município: Eufrázio Filipe”, refere o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, citado na nota do município.
Segundo a autarquia, a instituição deste prémio tem ainda por objetivos a valorização da língua portuguesa, a promoção da publicação de estudos de caráter local que contribuam para o enriquecimento e divulgação do património cultural e científico do concelho e o incentivo ao aparecimento de novos valores em áreas como a literatura e a investigação.
A Câmara Municipal do Seixal adianta que a segunda edição do prémio será lançada em breve.