“Montijo com Visão e Coração”, com três eleitos, prevaleceu sobre o Chega que conseguiu dois mandatos. PS e PSD/IL ficaram com um vereador cada.
O movimento independente “Montijo com Visão e Coração”, liderado por Fernando Caria, antigo militante do PS e presidente da freguesia de Montijo e Afonsoeiro, foi o grande vencedor da noite eleitoral do Montijo, conquistando a câmara daquele concelho.
Com 27,48 por cento dos votos o MVC elegeu três vereadores na câmara, enquanto o Chega, segundo classificado com 24,79 por cento, conquistou dois mandatos. O PS, que liderava a câmara com três vereadores ficou apenas com um e a coligação PSD/IL também elege um vereador.
A conquista do MVC não se limitou à câmara, já que arrebatou três das cinco freguesias do concelho, vencendo em Montijo e Afonsoeiro, Pegões e Sarilhos Grandes. O Chega conquistou a união de freguesias da Atalaia, Alto Estanqueiro e Jardia, enquanto a coligação PSD/IL venceu em Canha.
Já na Assembleia Municipal o grande vencedor foi o Chega com 25,78 por cento dos votos, pouco mais que o MVC que conseguiu 25,56 por cento, com ambas as forças a eleger seis deputados. A coligação PSD/IL elegeu quatro, o PS três, a CDU e o Livre ambos com um.