O curso deve começar a ser ministrado no início de novembro, estando as inscrições abertas até 23 de outubro.
A Universidade de Évora (UÉ) anunciou que vai abrir este ano um curso de pós-graduação em epidemiologia. A nova oferta surge num momento em que a pandemia de Covid-19 continua muito presente, justificando-se desse modo uma maior oferta médica na tentativa de encontrar vias para combater e minorar os efeitos da doença.
As candidaturas on-line estão abertas até ao dia 23 de outubro. Em comunicado, a UÉ diz que “este curso pretende dar contributos e instrumentos que permitam aos profissionais da área da saúde, do setor social e autárquico desenvolver competências analíticas e operacionais para a tomada de decisão e ação em situações de surtos epidémicos, nacionais e internacionais, como aquele que se vive atualmente no âmbito do Sars-Cov2”.
A pós-graduação é oferecida a partir de dois cursos de formação cada um com 30 ECTS. Obtêm o certificado de pós-graduação os estudantes que completarem os 60 ECTS do Curso. Aqueles que completarem apenas um dos cursos de formação terão acesso apenas ao certificado respetivo de conclusão do curso.
Epidemiologia e Saúde Pública, Contingência e Gestão do Risco, e Abordagem Epidemiológica Baseada no percurso de Vida integram o conteúdo programático desta pós-graduação suportada cientificamente pela Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da UÉ, a funcionar em regime diurno com aulas às quintas e sextas-feiras.
Os profissionais que optarem por realizar esta formação, cujo início está previsto para novembro, podem exercer as competências adquiridas no curso em qualquer organizações de saúde, do setor social ou autárquico, que seja chamada a lidar com as questões relacionadas com surtos epidémicos, nomeadamente a contingência e respetivas fases, declaração de risco, programas/medidas de isolamento, vigilância epidemiológica ou comunicação de risco.