Alcácer assinala centenário da alternativa de João Branco Núncio

Corrida de touros deste domingo assinala data importante na vida e legado de um dos nomes mais importantes da tauromaquia. 

A Praça de Touros de Alcácer do Sal recebe este domingo, a partir das 18h30, uma corrida de touros de Antiga Gala à Portuguesa para a comemoração do centenário da alternativa de João Branco Núncio, tirada a 27 de maio de 1923 no Campo Pequeno.

Em cartel estão Luís Rouxinol, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Emiliano Gamero, Francisco Núncio e António Núncio (bisnetos de João Branco Núncio), que vão lidar touros da ganadaria Eng. Jorge de Carvalho. As pegas estão a cargo de dois tradicionais grupos de forcados amadores, os de Montemor e os de Lisboa.

A sublinhar que antes da corrida realizar-se-à um cortejo, com os referidos artistas, com início às 16h30 e que partirá da rotunda 25 de Abril com destino à Praça de Touros.

João Branco Núncio, nascido em Alcácer do Sal em 1901, é considerado um dos nomes mais importantes do toureio a cavalo e da história da tauromaquia. “Califa de Alcácer”, como ficou conhecido, foi figura maior, apresentando evolução técnica e estética, promovendo a execução de sortes frontais.

Branco Núncio teve importante papel, também, na evolução das corridas sendo ele o percursor da lide de touros puros, o que viria mais tarde a signficar a proibição da lida de touros já corridos.

A Praça da sua terra porta o seu nome e até ao ano de 1974 era da propriedade da sua família, ano em que este decidiu doa-la à Santa Casa da Misericórdia.

Recentemente a Misericórida e a Câmara de Alcácer chegaram a um acordo para a cedência do espaço em contrato de comodidade num espaço de 40 anos, tendo em vista um ambicioso projeto de revitalização e modernização daquele espaço, a ser concretizada nos próximos anos, com vista o acolhimento de espetáculos tauromáquicos e outros eventos.

“Há muito que é um desejo da população de Alcácer e da autarquia fazer uma intervenção que dignifique aquele espaço, que é incontornável na história do nosso concelho”, disse Vitor Proença, em declarações ao nosso jornal, no passado mês de Abril, quando foi apresentado o referido acordo.