O objetivo é criar um núcleo local na Costa da Caparica e consolidar o ensino de surfing no concelho. O protocolo terá uma vigência de dois anos.
O município de Almada vai assinar um protocolo de colaboração com a Associação de escolas de Surf de Portugal (AESDP), que visa criar um núcleo local da AESDP na Costa da Caparica. Com sede em Matosinhos, a AESDP pretende formar um grupo de associados que operem durante todo o ano nas praias do concelho de Almada.
Segundo a câmara, o objetivo da criação do núcleo local é “consolidar o ensino de surfing no concelho e afirmar Almada no panorama nacional, tanto na vertente desportiva como na vertente turística”.
Com um período de vigência de dois anos, o protocolo já aprovado em reunião do executivo camarário define como objetivos comuns a promoção da Costa como um destino de surfing de excelência e pretendem apostar na sustentabilidade de longo prazo do setor de ensino de surfing.
O documento refere ainda que pretende apostar na instalação de infraestruturas dedicadas ao surf e realizar ainda encontro e eventos de âmbito local, regional, nacional e internacional que reúnam os agentes do setor.
O grupo vai reunir duas vezes por ano com a autarquia, antes e depois da época balnear, podendo emitir pareceres, não vinculativos, sobre questões que possam interferir com a prática de surfing e outras modalidades de deslize.